Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/09/2006 09:06

Pesquisa de boca-de-urna para presidente tem que esperar

TSE

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu esclarecer os procedimentos para divulgação de pesquisas de boca-de-urna. Os ministros detalharam melhor os artigos 13 e 14 da Resolução 22.143 da Corte, que dispõe sobre as pesquisas eleitorais.


No dia do pleito, as pesquisas para os cargos de governador, senador e deputados federais, estaduais ou distritais poderão ser divulgadas assim que for encerrada a eleição na respectiva unidade da federação.


Entretanto, as pesquisas de boca-de-urna referentes à disputa para a Presidência da Republica só poderão ser anunciadas após a conclusão da eleição em todo o território nacional.


A Resolução também permite a divulgação, no dia do pleito, de pesquisas feitas anteriormente. A legislação sobre o tema prevê que as pesquisas sejam registradas no TSE com, no mínimo, cinco dias de antecedência à data da divulgação do resultado.


O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio, destacou que, para "evitar percalços", esse esclarecimento na Resolução foi feito por causa de dúvidas que surgiram nos últimos dias na veiculação de pesquisas por parte de emissoras de TV e rádio.


"Nós temos um problema sério quanto ao fuso horário e também aquele problema da distribuição de senhas para quando já encerrado o período normal das eleições", afirmou o ministro Marco Aurélio. "Na unidade em que a eleição foi encerrada totalmente, tudo bem, pode divulgar. Antes, não, para não influenciar a concepção do voto útil", completou o presidente do TSE.


O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 1° de outubro. A votação ocorre das 8h às 17h.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)