Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pesquisa de alunos da Escola do Sesi de Aparecida é finalista na Febrace

Assessoria - 09 de fevereiro de 2021 - 07:17

Um repelente natural capaz de inibir a criação de carunchos em alimentos é a pesquisa desenvolvida por alunos da Escola do Sesi em Aparecida do Taboado finalista da maior e mais importante feira de ciências do país a Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia). O projeto tem como proposta usar como repelente aos carunchos o estrato da fruta noni (Morinda citrifolia), que é originária do Sudeste da Ásia, Indonésia e Polinésia, onde tem sido utilizada devido às supostas propriedades medicinais e terapêuticas.

Desenvolvida pelos alunos Igor Guissane Bruno, 17 anos, João Victor Ramos Sidrônio dos Santos, 18 anos, e Diego Soares Ribeiro, 18 anos, a pesquisa aponta que o estrato da fruta noni pode ser usado na produção de uma embalagem para alimentos como arroz, feijão, farinha e milho. Essa embalagem será capaz de inibir a criação de carunchos, que são insetos coleópteros pentâmeros que se alimentam de cereais armazenados, reduzindo-os a pó e causando prejuízos.

Trata-se do 2º ano que os estudantes da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado participam da Febrace com um projeto, sendo que na edição de 2020 eles conquistaram o 3º lugar na categoria saúde. Na edição deste ano de 2021, eles foram selecionados mais uma vez como um dos finalistas entre os projetos escolhidos na Região Centro-Oeste e a Mostra Virtual de Projetos Finalistas está programada para os dias 15 a 27 de março.

Apoio

A pesquisa é orientada pelo professor Vinicius Agostini Machado, que leciona a disciplina de Biologia e Ciências da Natureza. “Foi uma grande conquista, porque em um ano de pandemia, quando muitas atividades foram interrompidas, nós conseguimos manter o andamento da pesquisa, mesmo que de forma remota. Graças a esse esforço, conseguimos mais uma vez estar entre os finalistas da Febrace, entre os melhores do Brasil”, completou, destacando a importância do apoio da Rede de Ensino do Sesi no Estado à iniciação científica dos alunos.

Segundo o estudante Igor Guissane Bruno, que é aluno da 3ª série do Ensino Médio da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, o grupo está fazendo os últimos ajustes para a apresentação do projeto. “Ser finalista na Febrace é uma experiência incrível. Afinal, mesmo com todas as adversidades e inseguranças do ano anterior, conseguimos continuar nossa pesquisa e tenho certeza que participar da feira vai trazer mais visibilidade e benefícios para o nosso trabalho”, projetou.

A Febrace é um movimento nacional que incentiva a criatividade, inovação e empreendedorismo entre os jovens estudantes na educação básica, sendo realizada na Universidade de São Paulo. Jovens de todo o Brasil são selecionados de acordo com seus projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia e os finalistas são convidados para participar da Feira em São Paulo, onde disputam premiações. Neste ano, por conta da pandemia da Covid-19, a feira deve ser realizada de forma online no mês de março, com representantes de todas as regiões do País.

Leia mais no site www.fiems.com.br ou pelo link http://www.fiems.com.br/noticias/pesquisa-de-alunos-da-escola-do-sesi-de-aparecida-do-taboado-e-finalista-na-febrace/33939

SIGA-NOS NO Google News