Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Últimas Notícias

28/04/2015 14:38

Pesquisa da UEMS utiliza lodo do esgoto na produção de mudas

Notícias MS

Reutilizar o que parecia não ter mais serventia. Esta é a missão de um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) que está empenhado em descobrir diversas formas de reutilizar o lodo de esgoto, resíduo que cada vez mais aumenta nas cidades do mundo inteiro.

Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), a UEMS tem desenvolvido pesquisas que estudam a utilização de resíduos de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) como coadjuvante na composição de substrato para produção de mudas nativas. O objetivo é dar subsídios para a restituição de cobertura vegetal em áreas degradadas. O projeto teve início em julho de 2013 e segue sendo desenvolvido até julho de 2016, sob orientação do professor da UEMS, Dr. Etenaldo Felipe Santiago.

Segundo explica o pesquisador, o processo de tratamento do esgoto doméstico produz como resíduo sólido o lodo de esgoto e com o acelerado processo de urbanização, a tendência de aumento deste lodo é inevitável, assim como é inevitável que seu acúmulo descontrolado desencadeie sérios impactos visuais e ambientais, tendo o risco de possíveis contaminações do solo e da água.

A boa notícia trazida pelo grupo de pesquisa é que este resíduo apresenta características que tornam possível sua utilização para fins agrícolas. Entre os principais caminhos para o reaproveitamento do lodo do esgoto, os pesquisadores apontam a utilização do resíduo na produção de mudas de espécies de árvores nativas.

“Com este projeto espera-se gerar dados capazes de avaliar a viabilidade do uso do lodo de ETE como forma de subsidiar ações de restituição de cobertura vegetal nativa em áreas impactadas bem como fortalecer as parcerias institucionais”, explicou o professor, Felipe Santiago.

UEMS

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Sábado, 19 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)