Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pesquisa confirma tendência à obesidade

Luciana Vasconcelos / ABr - 23 de dezembro de 2004 - 06:59

A secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, disse que os resultados da pesquisa do IBGE, divulgada na semana passada, revelando que 40,6% dos brasileiros estão obesos, confirmam tendência da década de 90 sobre alteração do padrão nutricional da população, mas não descartou a existência de desnutrição no país.

"Então, nós convivemos hoje no Brasil, sem dúvida, tanto com uma situação de subnutrição, de fome, de exclusão ou de uma qualidade não recomendável dos alimentos como com o fenômeno da obesidade, que é mundial", afirmou Márcia Lopes. Segundo ela, o resultado da pesquisa é tema de debate dentro do governo e a Secretaria de Segurança Alimentar desenvolve um programa de educação alimentar.

"Sabemos que há uma cultura que deve ser trabalhada do ponto de vista do acesso aos alimentos e da relação da própria população com os alimentos produzidos e por isso essa tem sido uma diretriz quando, por exemplo, se faz o financiamento do programa do leite ou da aquisição de alimentos para agricultura familiar".

Uma das ações do governo para promover a educação alimentar foi a publicação de gibis para crianças nas escolas, mostrando a importância da alimentação saudável.

De acordo com o secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério, Rômulo Paes de Sousa, é importante o debate em torno da educação alimentar: "O debate nos interessa. O fato de estar gordinho não significa estar nutrido".

SIGA-NOS NO Google News