Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pesquisa: brasileiro não sabe que Aids pode matar

Andréia Araujo/ABr - 17 de novembro de 2003 - 15:53

Brasileiro não acredita que Aids pode matar. Uma pesquisa encomendada pela BBC de Londres revelou que, dos 15 países escolhidos, o Brasil apresentou o maior número de pessoas que desconhecem que a Aids leva à morte. Apesar do país ter um programa de prevenção e combate à Aids exemplar para o mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), entre os brasileiros, parece haver ainda muita confusão sobre as formas de transmissão do HIV.

A pesquisa, feita por telefone, ouviu 1.007 pessoas nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro, entre os dias 10 e 24 de agosto deste ano. Os outros países participantes foram Bangladesh, China, Grã-Bretanha, Índia, Indonésia, Líbano, México, Nigéria, Rússia, África do Sul, Tanzânia, Trinidad, Ucrânia e Estados Unidos.

O brasileiro se mostrou desinformado também quando o assunto é transmissão de mãe para filho. Segundo a pesquisa, 28% dos entrevistados não sabiam que mães soropositivas podem passar o vírus para o feto. No México, 12% ignoram a transmissão materno-fetal e, nos EUA, 4%.

Quando o critério é a educação de crianças sobre a Aids, o Brasil é o segundo mais liberal dos 15 países em que foi feito o levantamento. Cerca de 94% dos entrevistados disseram que crianças antes dos 14 anos já devem ser informadas de que a camisinha protege contra o HIV. O país só não é tão liberal quanto o México, onde 97% dos consultados disseram que essa informação deveria ser fornecida às crianças.

Com informações da BBC

SIGA-NOS NO Google News