Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pesquisa: Brasil descobre variantes do HIV

Agência do Rádio - 12 de abril de 2006 - 08:35

Pesquisadores brasileiros identificaram dois novos tipos de vírus HIV, em Santos, no litoral paulista. Trata-se de um vírus recombinante circulante e com capacidade de se espalhar. Quando uma pessoa é contaminada com dois subtipos do HIV, pode ocorrer um fenômeno na hora da infecção celular: o surgimento de um terceiro subtipo, um vírus híbrido, com pedacinhos dos outros dois subtipos. O infectologista Ricardo Diaz, chefe do Laboratório de Retrovirologia da Universidade Federal de São Paulo e coordenador da pesquisa diz que a descoberta torna a epidemia mais complexa.

"A gente conseguiu detectar duas cepas de vírus que são misturas de vírus já existentes na nossa epidemia. Isso daí dá mais complexidade a nossa epidemia. Mostra que o vírus tem uma diversidade genética maior. Então nesse sentido nós conseguimos determinar que a nossa epidemia não tem só vírus do subtipo B. Então ela tem um vírus que a gente chama de recombinante, que é um vírus que é uma mistura desses outros dois. E é um vírus que foi capaz de se expandir."

Por enquanto, não se sabe o comportamento desses vírus. O próximo passo será identificar as características, se são mais agressivos ou não, revela o pesquisador. Mas já existe grande possibilidade de que as medidas de prevenção, como as vacinas em estudo, tenham de ser adaptadas aos novo vírus.

De Brasília, Silaine Bohry

SIGA-NOS NO Google News