Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pesquisa : brancos têm mais escolaridade que pretos.

Angélica Gramático / ABr - 04 de junho de 2004 - 16:12

Estudo do IBGE divulgado hoje revela que a população branca, empregada ou não, tem mais escolaridade que os pretos e pardos. O número médio de anos de estudo completos para brancos ocupados chegou a 9,8, enquanto o dos pretos e pardos foi de 7,7. Entre a população desocupada, os brancos mostraram maior média de anos de estudo completos, 9,5, do que a de pretos e pardos, de 8.

A pesquisa revelou também que 41% da população branca se inseriam no mercado de trabalho como empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado, contra 37,5% dos pretos ou pardos, que mostraram maiores concentrações entre os trabalhadores por conta própria e empregados sem carteira de trabalho no setor privado.

De acordo com o IBGE, a participação de pretos ou pardos entre trabalhadores domésticos era mais que o dobro da dos brancos, em todas as seis regiões metropolitanas pesquisadas.

Ficou constatado, entre o grupamento de atividades pesquisadas, que o comércio ocupava a maior parte tanto da população branca quanto a de pretos ou pardos. Já os grupamentos da construção e dos serviços domésticos ocupavam relativamente mais pretos ou pardos, enquanto os brancos tinham percentuais relativamente maiores na indústria e no grupamento de saúde, educação e administração pública.

SIGA-NOS NO Google News