Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

20/11/2007 08:02

Pesquisa analisa fatores de predição de seroma no pós

Agência Notisa

Pblicados na edição de novembro do Breast Journal, os resultados sugerem que a drenagem não deve ser interrompida antes que a taxa de fluxo em 48 horas seja identificada e que a taxa de drenagem diária seja menor que o limite aceitável.



Com o objetivo de determinar os efeitos das variáveis demográficas, clínicas e terapêuticas no desenvolvimento de seromas, Haluk Recai Unalp e colegas investigaram 119 pacientes, com média de idade de 53,3 anos, que foram submetidas a cirurgias de câncer mama entre os anos de 2000 e 2005. O trabalho resultou no artigo publicado na edição de novembro/dezembro do Breast Journal.



De acordo com o artigo, os autores analisaram a relação entre o desenvolvimento de seromas e idade, preferência por cirurgia, tamanho do tumor, existência de lifonodos axilares e metástases linfonodais, número de linfonodos removidos, tipo de equipamentos cirúrgicos utilizados, duração da drenagem, taxa de fluxo drenado, se a quimioterapia neoadjuvante foi recebida ou não, se o volume de mortes foi reduzido ou se malha compressiva foi usada nos pacientes.



O estudo identificou que 17 (14,28%) participantes apresentaram seromas. Além disso, na análise de regressão logística multivariada, os autores perceberam uma associação entre a formação de seroma no pós-operatório e a taxa de taxa de drenagem de fluxo maior que 50 ml/dia após 48 horas de cirurgia de mama (p = 0,007). No entanto, segundo a publicação, outras variáveis investigadas não foram associadas com desenvolvimento de seromas.



Desta forma, os autores concluem que "uma taxa de fluxo de drenagem maior que 50 ml/dia após 48 horas é um fator preditivo para formação de seroma em pacientes com câncer de mama". No artigo, eles recomendam ainda, não interromper a drenagem antes que a taxa de fluxo em 48 horas seja identificada e que a taxa de drenagem diária seja menor que o limite aceitável.



Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)