Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pesque-solte está liberado na calha do rio Paraguai em MS

Midiamax - 02 de fevereiro de 2018 - 16:00

A pesca amadora está liberada, no sistema pesque-solte, em toda extensão do rio Paraguai, em Mato Grosso do Sul. A liberação é prevista na Resolução Semac 024 de outubro de 2011. Por estar no período da Piracema, a pesca em geral no Estado está suspensa desde o dia 5 de novembro do ano passado e só será liberada após o dia 28 de fevereiro.

No período de defeso, os peixes sobem os rios em direção às cabeceiras para desovar. A proibição da captura tem como função garantir a reprodução das espécies e assim manter os cardumes.

A liberação do pesque-solte no rio Paraguai no mês de fevereiro não afeta o período de defeso, pois, nesse rio os peixes começaram a subida em setembro e, portanto, já houve a desova.
A recomendação é para que os pescadores usem anzóis sem farpas para evitar ferimentos nos peixes, que após capturados devem ser devolvidos ao rio no mesmo local onde estavam. Além do pesque-solte no rio Paraguai, a única pesca permitida durante a Piracema nos demais rios do Estado é a pesca de subsistência.

Nos Lagos das Usinas do Rio Paraná, o pescador amador pode capturar 10 quilos mais um exemplar de peixes exóticos e não nativos da bacia, tais como: tucunaré, corvina, tilápia, bagre africano, porquinho etc. Para o profissional não há limite de cota de captura para as espécies citadas, porém, não pode utilizar petrechos de malhas, espinhéis, anzóis de galho, fisga e outros petrechos proibidos.

SIGA-NOS NO Google News