Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Peso dos impostos quadruplicou nos últimos 30 anos

Agência Câmara - 28 de maio de 2004 - 09:01

A pesquisa sobre orçamentos familiares do IBGE comprova que a carga tributária está crescendo no Brasil. Nos últimos 30 anos, o peso dos impostos no bolso das famílias quadruplicou. A coordenadora da pesquisa do IBGE, Márcia Quintslr, explica que há 30 anos o percentual dos impostos nos gastos da família era 1,19%. Hoje, é de 4,5%.
A pesquisa também mostra que o brasileiro gasta mais com impostos do que com educação. Pelos dados do IBGE é possível ter uma visão mais precisa da escalada dos preços, comparando os custos de alguns produtos e serviços apenas nos últimos sete anos. De 1996 a 2003, a despesa com serviços bancários subiu 22 vezes nas regiões metropolitanas do País. Saltou R$ 0,84 para R$ 18,73. Também entre 1996 e 2003, os gastos com energia elétrica subiram, na média de todas as faixas salariais, 112,5%. Já a despesa com telefone fixo subiu 135%, e com gás de cozinha, 218%.

Reforma Tributária
O presidente da Comissão de Orçamento, deputado Paulo Bernardo (PT-PR), afirma que a reforma no sistema de impostos tem o objetivo de baixar preços. "Nós já aprovamos na reforma tributária, mas falta regulamentar, um dispositivo fundamental, que tira o peso do ICMS da cesta básica de alimentos e de uma lista de medicamentos. Isso significa que nós poderemos estar tirando 10% das despesas das famílias de baixa renda".
Paulo Bernardo lembrou que, em relação a gastos como energia elétrica e telefonia, o Congresso está discutindo o poder das agências reguladoras para aumentar o controle sobre as tarifas. Além disso, lembrou que existem projetos positivos, como o que acaba com o pagamento da assinatura básica de telefone (PL 5476/01). O texto já foi aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor e aguarda votação na Comissão de Desenvolvimento Econômico.



Reportagem - Alexandre Pôrto
Edição - Ana Felícia

SIGA-NOS NO Google News