Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/05/2004 09:01

Peso dos impostos quadruplicou nos últimos 30 anos

Agência Câmara

A pesquisa sobre orçamentos familiares do IBGE comprova que a carga tributária está crescendo no Brasil. Nos últimos 30 anos, o peso dos impostos no bolso das famílias quadruplicou. A coordenadora da pesquisa do IBGE, Márcia Quintslr, explica que há 30 anos o percentual dos impostos nos gastos da família era 1,19%. Hoje, é de 4,5%.
A pesquisa também mostra que o brasileiro gasta mais com impostos do que com educação. Pelos dados do IBGE é possível ter uma visão mais precisa da escalada dos preços, comparando os custos de alguns produtos e serviços apenas nos últimos sete anos. De 1996 a 2003, a despesa com serviços bancários subiu 22 vezes nas regiões metropolitanas do País. Saltou R$ 0,84 para R$ 18,73. Também entre 1996 e 2003, os gastos com energia elétrica subiram, na média de todas as faixas salariais, 112,5%. Já a despesa com telefone fixo subiu 135%, e com gás de cozinha, 218%.

Reforma Tributária
O presidente da Comissão de Orçamento, deputado Paulo Bernardo (PT-PR), afirma que a reforma no sistema de impostos tem o objetivo de baixar preços. "Nós já aprovamos na reforma tributária, mas falta regulamentar, um dispositivo fundamental, que tira o peso do ICMS da cesta básica de alimentos e de uma lista de medicamentos. Isso significa que nós poderemos estar tirando 10% das despesas das famílias de baixa renda".
Paulo Bernardo lembrou que, em relação a gastos como energia elétrica e telefonia, o Congresso está discutindo o poder das agências reguladoras para aumentar o controle sobre as tarifas. Além disso, lembrou que existem projetos positivos, como o que acaba com o pagamento da assinatura básica de telefone (PL 5476/01). O texto já foi aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor e aguarda votação na Comissão de Desenvolvimento Econômico.



Reportagem - Alexandre Pôrto
Edição - Ana Felícia

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)