Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pescadores querem revogação de decreto

Janaína Gaspar - 25 de fevereiro de 2005 - 08:02

O deputado estadual Sérgio Assis (sem partido), participou durante a manhã desta quinta-feira, na governadoria, de uma reunião entre o secretário Raufi Marques (Coordenação Geral de Governo) e os representantes de colônias de pescadores de todas as regiões do Estado. Os pescadores reivindicam a revogação do decreto que proíbe a pesca profissional com bóias e anzóis-de-galho. Assis destacou a importância de se chegar a um entendimento para que os pescadores possam exercer seu direito de retirar dos rios seu sustento, mas também defendeu a necessidade de se respeitar toda legislação vigente para que nenhuma injustiça ocorra.
“Me coloco a disposição para que juntos possamos chegar a uma solução para o impasse. Toda manifestação popular é legitima, mas agora precisarmos resolver a questão, se houve negligencia por parte dos pescadores no que diz respeito ao cadastramento dos profissionais, também houve falhas por parte do governo em não fiscalizar de forma eficaz”, apontou o parlamentar referindo-se a denúncia de que pescadores profissionais credenciados estariam recebendo o seguro desemprego mesmo tendo outra fonte de renda, como o caso de um pescador taxista denunciado durante a reunião, enquanto outros pescadores que realmente necessitam não têm acesso ao benefício.
Já os pescadores afirmaram que o decreto torna inviável a pesca profissional.
“Tínhamos decidido no Compesca (Conselho de Pesca Profissional) que seriam 20 bóias e 20 anzóis-de-galho. Mas isso não foi respeitado. Se querem acabar com a pesca profissional têm que arranjar outra atividade para nós”, disse Maria Antonieta Poliana, presidente da colônia de pescadores Z-10, de Três Lagoas.

SIGA-NOS NO Google News