Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pescadores esperam regras diferentes para Bacias do Paraguai e Paraná

Campo Grande News - 28 de fevereiro de 2020 - 13:00

Pescadores e representantes do setor hoteleiro esperam que as novas regras para pesca em Mato Grosso do Sul tenham cotas diferentes para os rios da Bacia do Paraguai e Paraná. O governo realizou uma reunião nesta manhã (28) para fechar o texto final e irá divulgar o novo decreto nesta tarde, em edição extra do Diário Oficial.

A informação apurada é que o programa deixará de se chamar “cota zero”, sendo agora descrito como “Novo Decreto da Pesca” em Mato Grosso do Sul. Na última reunião entre o setor e o governo estadual, foi oferecido ao grupo a cota de 1 peixe nobre, 2 exemplares (peixes) comuns e 5 piranhas.

Entretanto representantes de pescadores e setor da Bacia do Paraná fizeram uma contraproposta, pedindo que lá fossem liberados (transporte) 4 peixes comum e um exemplar nobre, alegando que neste local não existem piranhas. “Foi a nossa última conversa e esperamos que seja atendida pelo governo, neste novo decreto”, disse Reginaldo Sucuri, integrante do grupo.

Outra definição desta reunião com o setor foi que as medidas autorizadas do pintado serão de 85 cm a 1,40 metro, do cachara de 80 cm a 1,20 metro, do jau de 95 cm a 1,30 metro e do pacu entre 45 cm a 65 cm.

A princípio o secretário estadual de Meio Ambiente e Produção, Jaime Verruck, havia adiantado que o decreto fosse publicado antes do Carnaval, e que as propostas já estavam na mesa para definição final, no entanto a questão terá o seu desfecho nesta sexta-feira (28). A Piracema termina neste mês de fevereiro e as novas regras começam a partir de março.

SIGA-NOS NO Google News