Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pescadores de MS querem voltar usar anzol de galho

Campo Grande News/ Inara Silva - 08 de julho de 2005 - 10:51

A Federação dos Pescadores de Mato Grosso do Sul conseguiu argumentos para pedir que o governo do Estado reveja a portaria que proíbe o uso de anzol de galho e bóias na pesca profissional. Segundo o presidente da entidade, Estevão de Queiroz Miranda, os dois petrechos são considerados pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) como não predatórios e este argumento vai ser encaminhado ao governo. Os pescadores estiveram mês passado em Brasília para buscar esclarecimentos sobre os danos que as duas ferramentas causariam ao meio ambiente e conseguiram comprovar que o Ibama permite seu uso. Agora eles aguardam agendamento de reunião com o governador Zeca do PT para discutir o assunto. A reunião com o Ibama, em Brasilia, segundo Miranda, contou com a presença de representantes das colônias de pescadores de todo o Estado, acompanhados por parlamentares.
A categoria quer que o governo revogue o decreto ou faça um novo liberando o uso dos petrechos, que, segundo Estevão Miranda, dão condições para a pesca em grande quantidade. O anzol de galho serve para capturar peixes maiores e as bóias são usadas para pescar o pacu.
A lei estadual também não permite que o pescador profissional exerça qualquer outra atividade complementar, no entanto, o presidente da Federação disse que o decreto do governo federal, número 221, entende que pescador profissional é quem tem a pesca como principal meio de vida, ou seja, pode ter outras atividades paralelas. Estevão Miranda alerta que o decreto estadual tem prejudicado a categoria, uma vez que reduziu sua produção e não permite outras fontes de renda.

SIGA-NOS NO Google News