Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pescador profissional terá cota de 100 kg por semana

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 18 de abril de 2005 - 13:02

Na primeira quinzena de maio o Conpesca (Conselho Estadual da Pesca) vai apresentar a cota para pescador profissional de 100 quilos por semana, segundo informou a Sema (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos). Hoje há somente cota para o pescador amador, de 10 quilos mais um exemplar.
O estabelecimento de limite para os profissionais tem como objetivo equiparar a legislação local com a do vizinho Mato Grosso. A decisão foi tomada durante a reunião do Grupo Técnico Tripartite, ocorrida semana passada em Cuiabá (MT). Participou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Elias Moreira e outras autoridades ligadas a área ambiental.
Também ficou estabelecido que os dois estados terão o período de defeso unificado: de novembro a fevereiro. Outro ponto importante discutido foi proibir a introdução de espécies exóticas na Bacia do Rio Paraguai, a proposta será levada para o Governo Paraguaio, para acordo binacional. Uma das espécies exóticas citada como exemplo pelo superintendente de Pesca, Thomaz Lipparelli, é a tilápia, de origem asiática, que come as ovas de outros peixes e altera o equilíbrio ambiental causando prejuízos ecológicos.

SIGA-NOS NO Google News