Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 17 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pesca está proibida a partir de segunda nos rios de MS

APn - 31 de outubro de 2003 - 07:25

– Na próxima segunda-feira, dia 03 de novembro, terá inicio o período de defeso da Piracema nos rios estaduais, permanecendo fechado até o dia 31 de janeiro de 2004. A partir dessa data a pesca só fica proibida nas cabeceiras, que são reservas de recursos pesqueiros, até o dia 28 de fevereiro.

Mato Grosso do Sul definiu a data da Piracema, este ano, com dois meses de antecedência, embasada em estudos feitos pela Embrapa e pela equipe de recursos pesqueiros do Instituto de Meio Ambiente – Pantanal (Imap) e como aprovação do Conselho Estadual da Pesca – Conpesca.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Marcio Portocarrero, é grande a expectativa de que o Ibama (Instituto Nacional de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e o Estado de Mato Grosso utilizem a mesma data de defeso nos rios federais e nos rios do Estado vizinho. “Mato Grosso do Sul esta na dianteira no setor pesqueiro comparado a outros estados, temos uma superintendência de pesca, um Conselho Estadual e estudos de 12 anos através do Sistema de Controle de Pesca (SCPesca) que realiza o monitoramento dos rios do estado. Tudo isso nos dá segurança de tomarmos decisões compatíveis com as condições ambientais e dos estoques pesqueiros dos nossos rios”, explica Portocarrero.

Gislaine Balbinot - Sema

SIGA-NOS NO Google News