Cassilândia, Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2020

Últimas Notícias

16/01/2020 18:00

Pesadelo do produtor rural, geadas devem ocorrer em junho no sul de MS

Campo Grande News

 

Um dos maiores pesadelos do agricultor sul-mato-grossense, a "famigerada" geada foi confirmada oficialmente para junho nas lavouras do Estado. O alerta foi feito hoje pela Embrapa Agropecuária Oeste, através do seu sistema de previsão de clima, e aponta que existe alta probabilidade de ocorrer geada no mês de junho, em municípios da região sul de Mato Grosso do Sul. Segundo a instituição, a probabilidade de ocorrer ao menos uma geada é de 96%. Além disso, existe 74% de possibilidade de que essa ocorrência seja classificada como forte, ou seja, ocorra em condições de temperatura abaixo de 1ºC.

A maior preocupação deste tipo de fenômeno climático, é que, com o atraso no plantio de soja certamente haverá impactos no cultivo do milho safrinha, que é a principal cultura de outono-inverno de Mato Grosso do Sul. Em 2018, foram cultivados no Estado cerca de 1,7 milhão de hectares. Aproximadamente 70% dessas lavouras estavam na região Sul.

Segundo o pesquisador da Embrapa, Danilton Luiz Flumignan, as geadas são motivo de grande preocupação por parte dos produtores, especialmente quando ocorrem em junho. “Em junho, normalmente o milho ainda se encontra em uma fase sensível de seu desenvolvimento e a dimensão do prejuízo está associada à intensidade da geada”, esclarece ele.

Ele explica que, por esse motivo, que o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) estabelece que, nessa região, o milho safrinha deve ser semeado até 10 de março, pois até essa data os riscos são mínimos. Porém, nessa safra a semeadura da soja em geral foi feita tardiamente, devido ao atraso nas chuvas. Assim, a tendência natural é que a semeadura do milho safrinha também seja realizada mais tarde.

O pesquisador orienta que os agricultores busquem o apoio de técnicos capacitados e explica “a possibilidade de geada forte, no mês de junho, coloca essa safra de milho safrinha numa condição de alto risco, assim o planejamento deve ser feito de modo a minimizar os possíveis prejuízos que podem se tornar realidade caso esse cenário futuro de clima se confirme no Sul do Estado”.

Flumignan sugere ainda que para esse ano sejam levadas em consideração outras alternativas de cultivo de cereais de inverno no planejamento agrícola, tais como: trigo e aveia e ressalta ainda que “essas são opções viáveis, desde que fatores como disponibilidade de sementes no mercado e canais de comercialização sejam favoráveis”.

Durante o Showtec 2020, a previsão de ocorrência de geada na safrinha 2020 no Sul do MS, será tema de uma das palestras que serão apresentadas no stand da Embrapa, no espaço ‘Agricultura Movida à Ciência’. A palestra será proferida pelo pesquisador na quinta-feira (23), das 9hs às 10hs, quando ele vai apresentar detalhes sobre o assunto.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 19 de Fevereiro de 2020
Terça, 18 de Fevereiro de 2020
20:00
Mesmo com a alta nos preços
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)