Cassilândia, Terça-feira, 17 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

24/03/2014 16:20

Perfume: O Divino

Andreia Mirón*
Perfume: O Divino

Ela:...enquanto o rei repousa em seu leito, meu perfume exala sua fragrância. Meu amor se assemelha a um sachê e mirra entre os seios.
(...)
Ela: Suave é o aroma dos teus ungüentos. Teu nome é bálsamo derramado; por isso as donzelas te amam.
(...)
Ele: Melhor é o teu amor do que o vinho, e o aroma dos teus ungüentos do que toda sorte de especiarias!
(...)
Ele: A fragrância de teu vestido é como a do Líbano. Meu jardim, minha noiva, manancial. Teu jardim é fonte de águas vivas, torrentes e aromáticas.
Salomão, Cântico dos Cânticos
O perfume acompanha a evolução na história da cultura. E, por diversas vezes, durante o seu decurso, contribuiu não somente com o poder de exalar cheiros agradáveis, mas foi apropriado também como estudo da higiene pessoal, do combate de doenças à conservação de corpos.

O perfume carrega consigo uma personalidade, faz alusões a sentimentos e a situações, pode evocar e estimular emoções através da memória olfativa.

Contribui positivamente com nossa maneira de ser, de como nos vestimos e, principalmente, de como nos expressamos. É a nossa impressão olfativa, nossa marca registrada.

A arte na perfumaria pode ser comparada à arte da música e recebe em sua classificação a principal analogia com a linguagem da perfumaria moderna.

Cada aroma recebe o nome de “nota” e seu blend (mistura) de notas “acordes” ou “harmonia” da fragrância. Cada perfume tem uma sinfonia própria e aromática onde segue um ritmo olfativo - uma combinação harmoniosa.

A diferença da música com a perfumaria, porém, está na representação de suas notas, enquanto a primeira é expressa graficamente com símbolos, a segunda é sentida através do ar pelos três movimentos - do começo ao fim da sinfonia.

As notas superiores (saída ou cabeça) são os perfumes imediatamente perceptíveis. As notas médias (corpo ou coração) emergem depois que o primeiro efeito se dissipa. A nota baixa (fundo ou base) persiste em combinação com o meio depois que a parte superior desaparece.

As matérias-primas estão relacionadas quanto a sua volatilidade, ou seja, nas notas de saída encontramos matérias-primas mais voláteis como a bergamota. Já nas notas de fundo encontramos matérias primas menos voláteis como, por exemplo, o cedro.

As notas de fundo são as responsáveis pela fixação do perfume e, por isso, são compostas por substâncias mais densas e constantes, que se difundem mais lentamente. Portanto, o fixador não é um elemento extra adicionado na fabricação de perfumes.

A força do perfume depende exclusivamente da concentração de fragrâncias e matérias primas utilizadas na sua concepção. No sentido literal, a palavra perfume aplica-se somente ao extrato, o tipo de mistura que contém a mais alta concentração de fragrância e menor teor de álcool. Este fator é o determinante na nomenclatura dos mais leves ao extrato.

Embora a definição de um perfume possa ser individual, cada pessoa tem seu conceito particular do que é doce, floral, cítrico, amargo, fresco, amadeirado ou verde. Existe, porém, normas internacionais que tem como função analisar os perfumes tecnicamente e classificá-los em famílias olfativas.

De acordo com a combinação de ingredientes, as fragrâncias são classificadas dentro de uma grande família, chamada “Genealogia do Perfume”. Dessa forma a genealogia feminina é composta das seguintes famílias de cheiros:

◦ Floral – A fragrância é composta principalmente de flores, como rosa, jasmim, muguet e violeta. Esta família feminina está subdividida em seis outras famílias: Verde, Fresco, Oriental, Bouquet, Aldeído e Ozone.
◦ Oriental – Quando a fragrância é composta de ingredientes que “esquentam” a sensação olfativa, como as madeiras e especiarias, entre elas sândalo, cedro, cravo, canela, pimenta e cardamono. Subdividida em duas famílias: Ambarado e Especiado.

◦ Chipre – Fragrância composta principalmente de flores combinadas ao musgo intenso e madeiras exóticas, como sândalo e raiz de patchouli. Subdividida nas famílias Floral, Amadeirado, Fresco, Verde e Frutal.

◦ Lavanda – Em qualquer classificação internacional, esta é uma família olfativa particularmente masculina. No Brasil em razão de vários aspectos culturais peculiares, ela se posiciona como uma das preferências nacionais no universo feminino. Subdividida em duas famílias: Fresca e Almiscarada.

◦ Floral Doce ou Floriental - Intensa e encorpada direção olfativa, originada no início do século XX.

◦ Edible ou Gourmand

Famílias Olfativas masculinas

◦ Fougère Royale - Esse grupo foi definido por uma criação pioneira em 1882 pela Casa Houbigant. O legendário Fougère Royale fascinou os nobres cavalheiros parisienses do final do século XIX pelas caçadas organizadas pela realeza francesa em bosques banhados de orvalho. A Casa Houbigant, ousada na época, combinou lavanda (único aroma masculino até então) com notas de musgo, e de madeiras como o patchouli. Subdividido em Fresco, Amadeirado e Ambarado.

◦ Oriental
Especiado e Ambarado.

◦ Chipre
Amadeirado, Couro, Conífero, Fresco e Cítrico.

* Andreia Mirón é coolhunter e coordenadora do curso de pós-graduação “A Cultura do Perfume” da Faculdade Santa Marcelina - FASM

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 17 de Janeiro de 2017
Segunda, 16 de Janeiro de 2017
10:04
Coluna da juíza Luciane Buriasco Isquerdo
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Domingo, 15 de Janeiro de 2017
12:53
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)