Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

10/06/2008 14:30

Peregrino pensou em desistir da caminhada; leia 2 etapas

O cassilandense Adenir Pereira da Silva, juiz Federal em São José do Rio Preto, acaba de informar que completou a 17ª e 18ª etapas do Caminho de Santiago de Compostela. até hoje já andou 465 quilometros, dos 818. Restam 353 quilometros

17ª Etapa - 09-06-08 - segunda-feira - 33 Km Terradillos de los Templários até El Burgo Reneto - saída às 6h45m e chegada às 14h30m

Hoje completaram três dias que caminho sozinho.
Está sendo ótimo, pois caminho no ritmo das minhas dificuldades.
Observo até melhor a paisagem, que, sem nenhuma sombra de dúvida, é deslubrante, bem como sinto o cheiro das flores campestres (repito: aqui está na primavera, mas faz um frio de inverno no Brasil).
Caminhei no trecho citado por uma trilha que fica ao lado de uma vicinal toda asfaltada, onde passa mais tratores e máquinas agrícolas e, raramentem um automóvel.
Há uns 50 metros se vê os veículos passando em velocidade superior a uns 120 Km/h numa rodovida de mão dupla.
Comi frutas e tomei café com leite, acompanhado de bolo, no próprio albergue El Templários, no qual conheci melhor dois curitibanos (Almir e José Luiz), que fazem o Caminho pela segunda vez, sendo a primeira em 2002, quando Almir teve tendinite na perna e percorreu três etapas de ônibus.
Almir está também com sérios problemas de bolhas, pior do que as minhas, e utiliza sandálias no momento.
Caminhei alguns metros com eles de manhã e depois eles se distanciaram de mim.
Hoje as bolhas não me incomodaram na caminhada, mas a saliença que surgiu aparenta ser tendinite.
Entre Terradillos e Sahagún lembrei do meu avô Eduardo (excelente farmacêutico, que, até o momento, não recebeu uma homenagem em Cassilândia DIGNA da pessoa que representou para Cassilândia, enquanto outras pessoas, sem qualquer feito ou representatividade, por questões políticas, receberam homenagens, conforme tenho observado quando ando pela cidade e vejo os nomes dados em logradouros e obras públicas), que, quando estava com 8 anos de idade e quebrei a perna direta ao cair de um pé de manga na casa do Xodó, preparou um remédio e pediu para minha mãe aplicar, isso logo que tirasse o gesso e a perna recuperasse logo, que ocorreu em poucos dias e, então, livrei-me da muleta.
Resolvi, assim, passar numa farmácia em Sahagún, onde aquiri um frasco de 250 ml de alcóol de romeiro, que tem um cheiro forte, bem como adquiri uma faixa para enrolar no local da saliença ou tendinite.
Na própria farmácia pedi um banquinho emprestado e enrolei uma parte da faixa na perna, jogando o alcóol de romeiro nela e, em seguida, enrolei outra parte, o que fez esquentar o local e poder caminhar melhor.
Procurei, na mesma cidade, uma loja de esportes, onde pudesse comprar um tênis, quando a encontrei ainda esta fechada (o comércio - em regra abre depois das 9hs - e fecha para almoço e a sagrada siesta às 14 hs, reabrindo só depois das 16 hs e, finalmente, por volta das 20 hs fecha) e eram já 10hs.
Observo, assim, que o espanhol nao se preocupra muito com o horário e os clientes.
Antes de chegar em El Burgo Ranero - uns 4 Km - comecei a ficar cansado e a caminhar bem devagar, mais precisamente levar o corpo, como disse na etapa anterior.
Cheguei e descansei uma hora e meia, passando em seguida a me prepar para o banho, quando ao tirar a meia do pé esquerdo fiquei surpreso com a bolha que formou e estourou logo abaixo do peito do pé esquerdo e não havia me incomodado na caminhada e, além do mais, quase soltado toda a pele no local da bolha. Fui para o banheiro desanimado e pela primeira vez veio o pensamento de desistir.
Terminei o banho, fiz curativo no local e apliquei o alcóol de romeiro em toda a região da canela com maior capricho, enrolando a faixa.
Acabei de jantar às 20 hs e escrevi este relatório.
Vou agora dormir, pois amanhã será um novo dia e pretendo caminhar no máximo 20 Km, caso eu acorde em condições ou irei descansar um dia por aqui.
Atè breve.


18ª Etapa - 10-06-08 - terça-feira - 19Km - El Burgo Ranero até Mansillas de las Mulas - saìda âs 7h15m e chegada âs 12h15n.

Caminhei hoje devagar por dificuldades com bolha surgida ontem e o início de tendinite.
Está sendo muito prazeroso caminhar sozinho.
Esqueci de relatar na etapa anterior de ter amanhecido com leve resfriado - tomei vacina contra a gripe bem antes de viajar - e um pouco de febre à noite. Tomei Benegripe (boa parte dos compromidos dei antes para Paulo e Ernesto, que ficaram gripados) e Doril, o que amanheci bem melhor.
Resolvi caminhar pouco (19 Km) e não forçar a perna, pois, caso contrário, poderá piorar e ter de fazer uma parada forçada por alguns dias.
Caminharei amanhã somente outros 20 Km até Leon (cidade grande no Caminho), onde irei adquirir um tênis.
Cheguei antes da chuva, o que foi ótimo.
Conversei com um espanhol, que faz o Caminho de bicicleta, e ele me disse que a média do ciclista é a de 100 Km por dia (de San Jean até Santiago se faz, então, em oito dias?). Há vàrios ciclistas, sendo boa parte com idade superior a 50 anos, e casais ciclistas. Eles carregam as mochilas na garupa e alguns até em cima da roda dianteira.
É o caminho, enfim, cheio de surpresas.
Até breve (agora sao 15h25m).

Adenir (o peregrino)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)