Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/08/2004 12:57

Perda rápida de peso com dieta com resultados diversos

Agência Notisa

Embora se observe melhora no perfil da síndrome metabólica quando pacientes são submetidos à rápida perda de peso, o mesmo parece que não pode ser dito com relação à função do endotélio vascular, contrariando, inclusive, resultados de alguns estudos. Vinculados a parâmetros que mostram realmente que a disfunção endotelial está ligada, em obesos, ao aumento do risco cardiovascular, pesquisadores da divisão de medicina cardiovascular da Universidade de Michigan analisaram um grupo de pacientes com sobrepeso que, durante três meses, foram incluídos em um programa de emagrecimento rápido.

“Nós investigamos se a perda rápida de peso melhora, realmente, a disfunção endotelial do conduto arterial em adultos obesos”, dizem os pesquisadores em artigo publicado no The American Journal of Cardiology de abril de 2004. Quarenta e três pacientes obesos, com índice de massa corporal maior ou igual a 27 kg/m2, foram submetidos a três meses de dieta com restrição calórica e uso de 120 mg de orlistat, administradas três vezes ao dia junto às refeições. As funções endoteliais e os parâmetros da síndrome calórica foram medidos antes e depois do teste.

“Os investigados foram recrutados através de anúncios locais e incluídos na pesquisa se estavam com idade entre 18 e 50 anos, tinham a relação cintura-quadril ³ 0,80 para mulheres e ³ 0,85 para homens e história e exame físico normais”, afirmam os cientistas. Pacientes com PA > 140/90, colesterol total > 240mg/dl, TSH > 5,5mU/L e glicemia de jejum >126 mg/dl não foram aceitos para o estudo sendo que, segundo o texto, “outros critérios de exclusão foram doença cardiovascular, fatores de risco para DCV exceto obesidade, uso de medicamentos para afecções tais como hipertensão arterial, hiperlipidemia, disfunção tireoideana, e uso de contraceptivos e repositores hormonais”. Também foram excluídos os candidatos que apresentavam fatores que interferem com a função endotelial como tabagismo, ingesta de folatos, antioxidantes e óleo de peixe e, no caso de mulheres, as que apresentavam exame positivo para gravidez. Todos os 43 escolhidos foram orientados a manter, durante o período de teste, sua atividade física habitual, e proibidos de iniciar novos programas de exercícios.

Ao final do estudo, os pacientes haviam perdido em torno de 6,6 ± 3,4% do seu peso corporal, sendo que o colesterol de baixa densidade, a glicemia de jejum, a leptina e a proteína C reativa diminuíram significativamente. Entretanto, “não houve modificações com relação à função do conduto vascular, avaliada por dilatação mediada por fluxo (3.86 ± 3.54 vs 3.74 ± 3.78%, P = 0.86) e por nitroglicerina (17.18 ± 5.89 vs 18.87 ± 7.11%, P = 0.13) da artéria braquial”, dizem os autores.
Para eles, contrariando três estudos anteriores nos quais a função endotelial melhorou após similares perdas de peso, esta investigação resultou, em obesos não complicados, na melhora da síndrome metabólica, mas em nenhum ganho para a função endotelial. “A razão para esta discrepância entre nossos resultados e estes previamente divulgados ainda não estão claros, mas, provavelmente, pequenas diferenças nas prescrições dietéticas podem ter influenciado”, dizem.

Agência Notisa (jornalismo científico - scientific journalism

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)