Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/03/2006 15:11

Pequenas é médias empresas na informalidade

Irene Lôbo/ABr

Em todo o Brasil, existem mais de 5 milhões de pequenas e médias empresas formalizadas. Mas o governo federal estima que cerca de 9,5 milhões atuem na informalidade, segundo Cândida Cervieri, diretora do Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas do Ministério do Desenvolvimento. Cervieri acredita que os dados são um sinal de que o país precisa flexibilizar as linhas de crédito para que mais empresas possam atuar legalmente.

"Se conseguirmos passar essas empresas para a formalidade, teremos um aumento maior de desenvolvimento, de inclusão social e poderemos reverter algumas questões", afirma.

Segundo Cândida, existe no Brasil um lapso de acesso ao financiamento por pequenas e médias empresas, ou seja, uma distância entre o que o sistema financeiro pode oferecer e a procura dos pequenos e médios empresários. Mesmo assim, o país registra a cada por ano a abertura de 470 mil novas empresas formais no mercado.

A partir de hoje (27), o financiamento do setor de pequenas e médias empresas será tema da Conferência Internacional sobre Financiamento para o Empreendedorismo e o Crescimento de Pequenas e Médias Empresas.

"O principal problema do pequeno empresário é o acesso ao financiamento. Na realidade, há disponibilidade de linhas de crédito para o pequeno empresário, no entanto para que ele acesse ao financiamento é necessário que ele apresente garantia que muitas vezes eles não dispõem", exemplifica Antônio Sérgio Martins, secretário de Desenvolvimento da Produção do ministério.

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que no período de 1996 a 2003, a soma de novas ocupações nas micro e pequenas empresas avançou 3,2 vezes mais do que o constatado nas demais empresas. "As micro e pequenas empresas no Brasil representam 99% das empresas brasileiras", afirma Cervieri.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)