Cassilândia, Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

02/11/2017 11:00

Pensamento positivo ajuda no controle da dor

Gazeta Esportiva

 

Nos dias atuais, marcados principalmente pelo estresse, às vezes fica difícil manter a calma diante de tantos problemas. Contudo, deveríamos nos esforçar para procurar a felicidade em todas as situações da nossa vida.

Estudos recentes mostram que o pensamento positivo é extremamente benéfico ao indivíduo, em todos os âmbitos. No que diz respeito à dor, não poderia ser diferente. Segundo reportagem da Revista Superinteressante, o fenômeno da atenção seletiva ajuda a compreender como o pensamento positivo ajuda no controle da dor: “Em guerras, soldados feridos só começam a sentir a dor de um membro dilacerado quando a batalha acaba, porque a atenção antes estava toda concentrada no conflito”.

A expectativa de melhora acaba por desviar a atenção antes focada na dor e nas emoções negativas em relação a ela. Estudos recentes na área mostram que as emoções e sentimentos positivos provocam efeitos não só no momento da dor, mas promovem também mudanças profundas e duradouras. De acordo com reportagem da Revista Mente Cérebro, pesquisas com voluntários sobre os efeitos do pensamento positivo (ou efeito placebo, utilizado em diversas técnicas, atuando como “falsos” remédios), mostraram que os sentimentos bons realmente modificam a reação do organismo ao estresse.

O foco no bem estar e na expectativa de melhora da dor constituem um processo mais complexo e benéfico do que imaginamos: além do desenvolvimento do controle da dor, o indivíduo está construindo recursos intelectuais e sociais. Além disso, a pessoa otimista em relação à situação dolorosa é menos ansiosa (fator que aumenta o nível de dor), logo, ela controla melhor esse momento.

O pensamento positivo frente à dor é um dos principais caminhos para aprender a lidar com situações de desconforto e estresse, e, consequentemente, viver melhor!

Sobre Dra. Naila Machado: Cirurgiã Dentista, Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, Mestre em Clínica Integrada, Doutora pela USP (Bauru), Membro da Sociedade Brasileira de Dor Orofacial – SBDOF e Integrante do Bauru Orofacial Pain Group. CROMG. no. 35.495

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 22 de Novembro de 2017
Terça, 21 de Novembro de 2017
Segunda, 20 de Novembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)