Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pela Copa, governo tem pressa em implantar trem-bala

Campo Grande News/ Paulo Nonato de Souza - 12 de abril de 2009 - 15:09

Pode parecer trocadilho, mas o fato é que o governo federal tem pressa em viabilizar a implantação do Trem-Bala, com o primeiro trecho entre São Paulo/Rio de Janeiro/Campinas, antes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Na próxima quarta e quinta-feira, sob o comando da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o Palácio do Planalto vai reunir técnicos dos ministérios dos Transportes e da Fazenda, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para tratar exclusivamente do trem-bala brasileiro.

Durante os dois dias, os funcionários do governo conhecerão o estudo preparado pela consultoria britânica Halcrow sobre o traçado, o modelo de negócios, o potencial de passageiros e a viabilidade econômica do primeiro trem de alta velocidade das Américas.

A Halcrow projetou gastos de U$ 11 bilhões para as obras, mas os cálculos do mercado apontam para a necessidade de investimentos de U$ 14 bilhões. Depois das reuniões dos dias 15 e 16, o projeto deve ficar à disposição para consulta pública na Internet.

SIGA-NOS NO Google News