Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pela 1ª vez MS assume lugar na diretoria da CNA

Fabiane Sato - 12 de novembro de 2008 - 17:13

Na chapa como vice-presidente de Finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), Ademar Silva Junior, será o primeiro representante do Estado a assumir um cargo na diretoria da CNA, um dos maiores órgãos representativos dos produtores rurais.



Silva Junior foi eleito nesta quarta-feira (12) na chapa encabeçada pela senadora Kátia Abreu pelo Conselho de Representantes da entidade. Titular da chapa única registrada, a senadora concorreu num colégio eleitoral integrado pelos 27 presidentes das Federações estaduais de agricultura, juntamente com a nova Diretoria, que comandará a CNA pelo triênio 2008-2011. No total, obteve 26 votos favoráveis contra um em branco.



“A diretoria da CNA terá uma cara nova, liderada pela primeira vez por uma mulher e com diretores novos, com a meta de trazer inovações para o agronegócio e para o produtor brasileiro”, comentou o presidente da FAMASUL, Ademar Silva Junior. O médico-veterinário continua na presidência da Federação e dobrará os turnos para atender as demandas do Mato Grosso do Sul.



Nova Diretoria

Compõem a nova Diretoria do triênio 2008-2011, Ágide Meneguette (PR) como 1º vice-presidente; Fábio de Salles Meirelles Filho (MG) como Vice-Presidente Executivo; Pio Guerra Júnior (PE) como Vice-Presidente de Secretaria; e Ademar Silva Júnior (MS) como Vice-Presidente de Finanças. Os membros efetivos do Conselho Fiscal são Carlos Fernandes Xavier (PA), Roberto Simões (MG) e Eurípedes Ferreira Lins (AM), tendo como suplentes Álvaro Arthur Lopes de Almeida (AL), José Zeferino Pedrozo (SC) e Eduardo Silveira Sobral (SE). O mandato da atual Diretoria, presidida por Fábio de Salles Meirelles (SP), termina no dia 12 de dezembro deste ano.



Kátia Abreu

Primeira mulher a comandar a CNA, foi também a primeira a presidir uma Federação estadual de agricultura e um sindicato rural. Formada em psicologia, Kátia Abreu assumiu o trabalho no campo em 1987, quando ficou viúva e assumiu a Fazenda Aliança, no antigo norte goiano, atualmente Aliança do Tocantins. Seis anos depois, ganhou destaque entre os produtores da região ao implementar tecnologias de inseminação artificial no Tocantins.



Como conseqüência do sucesso na atividade, foi convidada a se candidatar à presidência do Sindicato Rural de Gurupi. Eleita a primeira mulher a ocupar a presidência de uma Federação da Agricultura no Brasil, iniciou projeto de valorização, arrecadação e modernização dos sindicatos rurais no Estado, implantando o Projeto Cidadão Rural. À frente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Kátia capacitou mais de 38 mil trabalhadores rurais. Em 2005, elegeu-se Vice-Presidente de Secretaria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), cargo que ocupa atualmente.



Ademar Silva Junior

Presidente da FAMASUL desde 12 de agosto 2006, Ademar Silva Junior é formado em medicina veterinária, com especialização em agronegócios. Está na diretoria da entidade desde 2000, nesse período eleito como diretor-secretário da entidade. No período de 2007 e 2008, como representante dos produtores rurais foi eleito presidente do Conselho de Consumidores da Enersul (Concen), quando, através das articulações política, Silva Junior garantiu uma análise das tarifas de energia elétrica e, demonstrou a incoerência das cobranças de tarifas de anos anteriores por parte da empresa de energia elétrica.



Com 26 anos, Ademar Silva Junior foi eleito presidente do Sindicato Rural de Aparecida do Taboado (1993-2000), por seu desempenho, foi convidado a integrar a chapa que o elegeria como diretor-secretário da FAMASUL.



Com informações da Agência CNA

SIGA-NOS NO Google News