Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pela 1ª vez, diminui notificação de dengue na Capital

Aline dos Santos - Campo Grande News - 14 de fevereiro de 2007 - 13:54

Pela primeira vez no ano, Campo Grande, que convive com uma epidemia de dengue, registrou queda no número de notificações da doença. No período de pico – entre os dias 15 e 27 de janeiro – foram até 700 notificações ao dia. Número que retrocedeu para 400 casos notificados por dia nesta semana.

Temeroso que a divulgação da discreta queda nos casos de dengue possa levar a população a afrouxar o combate, o secretário municipal de Saúde, Luiz Henrique Mandetta, enfatiza que o cenário ainda é preocupante. De acordo com ele, a concretização da redução dos números da doença depende de diversas variáveis, como condições climáticas e colaboração da população para eliminar focos do Aedes aegypt.

“O Carnaval é um período que desperta atenção, porque é a festa que mais suja a cidade”, salienta. Durante a folia, muitos jogam lixo pelas ruas, além das casas ficarem vazias em decorrência de viagens. “O acumulo de sujeira nos clubes e balneários também preocupa”, lembra o secretário. Quanto ao clima, Mandetta destaca que pela primeira vez no ano há 3 dias sem chuvas na Capital. “É o tempo mínimo para o rendimento do fumacê. Pois a chuva reduz a eficácia”, pondera.

Na primeira semana de fevereiro, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) adicionou ao número de notificações os dados obtidos nos laboratórios particulares. Durante a busca ativa, os funcionários da secretaria solicitam a lista de exames e faz o cruzamento com os casos já informados. “Às vezes o médico e o laboratório deixam de notificar”, afirma. Até ontem, Campo Grande registrava 16,4 mil casos da doença.

SIGA-NOS NO Google News