Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pedro Chaves & Antônio Ermírio

Manoel Afonso - 08 de novembro de 2013 - 11:42

Pedro Chaves  & Antônio Ermírio

NEGRITUDE Com o projeto de Dilma pesará no concurso público a cor da pele e não o mérito do candidato. Interessante: como ficará o concurso para médico? De nada adiantará a especialização e preparo daquele candidato de cor branca?

E MAIS... Querem introduzir o sistema de cotas raciais para deputados e vereadores (mínimo de 20%) e o projeto foi aprovado na CCJ da Câmara. Assim votaremos duas vezes. Mais um lance do ‘Estado cuidador’, mas em proveito próprio.
O CÂNCER Criado por FHC o fator previdenciário segue intocável, com o projeto para extingui-lo engavetado na Câmara desde 2008. O ‘curioso’: ele não é aplicado aos aposentados do Executivo, Legislativo e Judiciário. Porque esse privilégio?
A FORMULA atinge o celetista ( INSS); retira no ato da aposentadoria, 50% do salário da mulher e 45% do homem. Se nos 3 poderes citados (teto de R$30 mil) a regra não é aplicada, porque aplicá-la no ‘celetista’ onde o teto é só de R$4.159,00?
LAMENTÁVEL Um caso grave e que não é abordado com a veemência que merece nas tribunas legislativas. Se Lula fugiu da raia, Dilma empurra com sua proeminente barriga através dos ‘bolsas da vida’, tornando o eleitor refém do sistema.
BALANÇO No final de mais um ano letivo, com tanta barbárie nas escolas, conclui-se que o aluno não está preparado para aprender. O meio social em que vive influencia na vida escolar. O injustiçado professor não consegue romper essa barreira.
DESAFIO Imagine uma meiga professora numa classe de 40 adolescentes com direito a celular, problemáticos em casa, desinteressados no conteúdo das matérias e avessos as regras de comportamento.Ora! Escola não é reformatório infanto-juvenil!
‘MADE IN CHINA’ Seus produtos entram aqui sem o teste de qualidade. Um amigo comerciante revela que o caso dos cabos de aço é escabroso. De material ruim, estão sendo usados inclusive em elevadores dos edifícios. Já pensou no risco?
VEJA BEM! Outros produtos de empresas brasileiras instaladas na China apresentam problemas. Elas fugiram dos impostos e cortaram os empregos. Mas o Governo não faz a reforma tributária e o ‘glorioso’ congresso é omisso - e o pior: capacho!
SUMIÇO A onda de terceirizar serviços públicos acabou com a figura do jardineiro das praças. Na capital elas estão desfiguradas; não há cumplicidade (carinho) entre o trabalhador e as plantas. Se a cidade não tinha alma, ficou ainda pior.
COMPARO Praça é cartão postal de muitas cidades. Nelas há o responsável que ao longo dos anos plantou, poda e cuida com zelo, como membro da família. Interessante é que a Administração e Câmara ignoram totalmente o problema.

REELEIÇÃO Parece garantida: mais pela incompetência e fraqueza dos partidos de oposição do que pelos 40,6% de Dilma na última pesquisa. Temas relevantes, como da ‘grande reforma’ e combate a corrupção passam ao largo das propostas.
MORALIDADE É a bandeira maior das oposições em todo mundo, com exceção do Brasil atual. A história da humanidade mostra que impérios e governos sucumbiram ao apelo do moralismo. Mas hoje até parece que vivemos num país sério.
AMPUTADOS Sócio do PT na partilha do poder, o PMDB só grita nas conveniências pontuais na base do ‘quero mais’. Outros sócios (aliados) no mesmo ritmo; enquanto os nanicos se contentam com as migalhas que caem da ‘mesa do banquete’.
OPOSIÇÃO Pálida como a Marina Silva e pouco convincente como a mineirice do Aécio e o populismo do E. Campos. Já notou? Não passam a emoção/indignação em suas falas, preferindo metáforas que a ‘massa’ não consegue entender.
EQUÍVOCOS Essa postura do Pedro Chaves lembra o Antonio Ermírio candidato ao governo contra Quércia. É preciso sim separar o mérito de gerenciamento empresarial da capacidade de articulação política. Cada coisa no seu lugar. Vamos esperar.
DESAFIO No caso de Chaves, nesta altura da vida, estranhamente abraçou um político com quem não tem identidade ou compatibilidade e muito criticado como prefeito. Observadores de plantão apostam numa relação curta e muito conturbada.
PERFIL Na biografia política de Chaves apenas a suplência ao senado. Não há registro de militância ou atos que o credenciem como articulador da têmpera de Schimidt ou Londres. Pode ser até que ele revele seu outro lado e surpreenda a todos nós.
AGRAVANTE O fator complicador é o próprio Bernal: centralizador, inexperiente, inseguro, sem equipe política que lhe dê sustentação. Chaves terá paciência, jogo de cintura e autonomia de Bernal para driblar essa crise cada vez mais grave?
BOQUINHAS Os políticos não vivem sem ela. Depois que Zeca ‘repensou’ no que disse na câmara sobre ‘boquinhas’, agora é Azambuja revendo a postura de se afastar de Bernal. As cores da plumagem deste tucano mudam a cada ‘estação’.
LULA Defenderá aqui a tese: “se PT e PMDB convivem no Planalto, é possível repetir a formula em MS.” Divergências a parte, esse encaminhamento cresce como fermento. O jogo de cena continuaria até Abril, quando André faria o grande anúncio.
IMAGEM é tudo. Delcídio consolida a sua desde 2002. Com sua atuação parlamentar criou crédito junto a ex-adversários nas duas outras eleições disputadas. Agora conta, por gratidão, com o apoio apartidário dessas lideranças municipais. Já viu né!
“No poder, a arrogância é o véu que cobre a incompetência”

SIGA-NOS NO Google News