Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/12/2014 15:41

Pedidos de autorização para menores viajarem crescem com chegada do Natal

Alan Diógenes, Campo Grande News

Com a chegada das férias escolares e das festas de fim de ano o número de pedidos de autorizações para viagens de crianças e adolescentes cresceu em Campo Grande. Disponibilizados pela Vara da Infância, Juventude e Idoso da Capital, até o dia 2 de dezembro até a última quinta-feira (12), foram realizadas cerca de 189 autorizações.

 

A autorização judicial é necessária quando menores viajam dentro ou fora do território nacional desacompanhada dos pais, conforme cada caso. Para as viagens nacionais a autorização deve ser solicitada para crianças menores de 12 anos que estejam viajando desacompanhadas dos pais.

Neste tipo de caso, não há necessidade de autorização judicial se o menor de 12 anos estiver acompanhado de uma pessoa maior de idade, devidamente autorizada mediante documento escrito, com firma reconhecida em cartório dos pais ou responsável legal. Já os maiores de 12 anos não precisam de autorização para viajar em território nacional, bastando para isto estar com seu documento de identidade original ou certidão de nascimento.

Para viagens ao exterior, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) normatizou a matéria por meio da Resolução nº 131, que determina que a autorização judicial deverá ser solicitada apenas nos casos em que um dos genitores encontra-se em local desconhecido ou recusa-se a assinar a autorização.

É dispensável a autorização de viagem quando a criança ou adolescente menor de 18 anos viajar desacompanhado ou em companhia de terceiros maiores e capazes, desde que haja autorização dos pais ou responsáveis legais, com firma reconhecida. É importante lembrar que não é permitida a viagem de crianças e adolescentes sem documento original.

Em Campo Grande, os interessados em retirar a autorização deve procurar a Vara da Infância, Juventude e do Idoso para obterem a autorização de viagem de seus filhos. A Vara fica no Bloco 1, 3° andar, do Fórum Heitor Medeiros, situado na rua da Paz, 14. No interior do Estado, os pais devem procurar o fórum local.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)