Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pedido de criação da CPI da Navalha é protocolado

Iolando Lourenço/ABr - 14 de junho de 2007 - 09:13

Brasília - Com 172 assinaturas de deputados e 30 de senadores, foi protocolado na Mesa Diretora do Congresso na tarde de ontem (13) o pedido de criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) para apurar os fatos envolvidos na Operação Navalha, da Polícia Federal.

Há cerca de um mês, a Operação Navalha prendeu 48 acusados de integrar uma quadrilha responsável pelo desvio de dinheiro público por meio de superfaturamento e outras irregularidades em obras da construtora Gautama. A lista de suspeitos envolve políticos de diversos partidos.


Um dos autores do requerimento, o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) disse, logo após a entrega, acreditar que a iniciativa está fadada ao fracasso. “Eu não posso deixar de apresentar o requerimento com as 172 assinaturas só porque ele está fadado a ser arquivado”, afirmou ele.

Segundo Delgado, muitos parlamentares estão sendo pressionados por integrantes do governo e da base aliada a retirar as assinaturas. “Estamos apresentando o requerimento até em consideração aos 172 que assinaram.”

“Se não protocolássemos hoje, dificilmente conseguiríamos manter as assinaturas. A pressão pela retirada é violentíssima”, afirmou Augusto Carvalho (PPS-DF), outro dos proponentes da CPMI.

Os líderes da base aliado negam que esteja havendo essa pressão. Ontem, o líder petista na Câmara, Luiz Sérgio (PT-RJ), afirmou que “não há sentido” em fazer uma CPI para investigar algo que a PF já já está investigando de forma eficiente.

“Se os deputados retirarem suas assinaturas ou não quiserem assinar o requerimento, é porque eles estão convencidos de que as investigações estão sendo bem conduzidas pela PF”, afirmou, também ontem o vice-líder do governo, Beto Albuquerque (PSB-RS).

Para que tenha efeito, o requerimento de criação da CPMI ainda terá de ser lido em sessão do Congresso, para depois ser publicado no Diário Oficial. Podem ser adicionadas ou retiradas assinaturas até que o requerimento seja enviado para publicação. Se não houver um mínimo de 171 assinaturas de deputados e 27 de senadores, o requerimento é arquivado automaticamente. Não há previsão de realização de sessão conjunta do Congresso para os próximos dias.


SIGA-NOS NO Google News