Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pediatras pedem a inclusão da especialidade no PSF

Marta Ferreira / Campo Grande News - 16 de junho de 2006 - 16:34

Reunidos hoje em Brasília, 200 pediatras de todo o País, reivindicaram hoje, no palácio do Planalto, a inclusão da especialidade pediatria no programa Saúde da Família (PSF). Uma carta sobre o assunto foi entregue ao assessor especial da Presidência Swedenberger Barbosa pelo presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Dioclécio Campos Júnior.
"O programa Saúde da Família, que é uma das principais políticas da saúde no Brasil, exclui o atendimento pediátrico à população", afirmou Campos à Agência Estado. Campos Júnior argumentou que a ausência de profissionais especializados no atendimento infantil desrespeita o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê o investimento na qualidade da assistência à saúde dessa parcela da população.

Na carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a SBP diz que o Saúde da Família não garante a crianças e adolescentes o direito à "melhor medicina do seu tempo". "Isso acentua o fosso que separa cidadão de ‘primeira e segunda classe’ no Brasil", complementou.

Segundo o estudo Avaliação da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) nas unidades do Programa Saúde da Família no estado de Pernambuco, de 2003, apenas um terço dos profissionais fizeram investigação de três dos quatro sinais gerais de perigo que evidenciam a presença de doença grave que requer encaminhamento para unidades de saúde mais complexas. A pesquisa avaliou o atendimento dado a 203 crianças menores de cinco anos em 30 unidades de saúde.

SIGA-NOS NO Google News