Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pedalar causa impotência?

Mundo Fitness - 08 de julho de 2015 - 11:00

”Preocupação“. Essa foi a palavra que atormentou milhares de ciclistas depois que o pesquisador Pedram Salimpouyr, da Escola de Medicina de Boston, revelou que 11 % do peso do corpo no selim seriam suficientes para bloquear a circulação sanguínea do pênis e causar a impotência.

Em 96, o ciclista americano, Lance Armstrong, teve que remover um testículo porque estava com câncer. Mesmo assim não ficou nada comprovado que a culpa foi da bicicleta. Lance superou a doença, venceu o Tour de France de 99 e 2000, e é considerado o melhor ciclista da atualidade.

Segundo o Urologia, Eric Roger Wroclawskí, há vários hospitais no Brasil que tratam apenas de impotência sexual e nenhum deles está com a sala de espera repleta de ciclistas. Segundo a Federação Paulista de Ciclismo nos últimos 3 anos, nenhuma queixa foi constatada, nem de atletas amadores ou profissionais, de serem impotentes por causa da bicicleta. E isso serve tanto para quem pedala por diversão quanto para os profissionais que competem. Segundo Wroclawskí, há estudos que mostram que todo indivíduo que pratica esportes tem um desejo sexual maior e uma média de relações sexuais mais alta que indivíduos sedentários.

Casos comprovados

Desde que começou a trabalhar como urologista, em 1979, Wroclawskí nunca tratou de nenhum caso de impotência ligado ao ciclismo. “Impotência é uma síndrome, é um órgão que deixa de funcionar por milhões de motivos”, afirma o especialista. ” Na minha opinião, o selim não é um desses motivos “. Ele explica que quando a região perineal (entre o ânus e os genitais) fricciona o selim pode até haver uma lesão, mas existem mecanismos de defesa.
Porém, o ciclista não fica o tempo inteiro sentado, ele se mexe, levanta um pouco, não comprimi a mesma artéria o tempo todo. Dessa forma, se o selim for uma ameaça à virilidade, então andar a cavalo ou de moto também causariam o mesmo problema e não é isso que os especialistas vivem na prática.

Algumas recomendações

A recomendação médica é que os ciclistas prefiram sempre uma bermuda de Lycra para pedalar e manter os genitais acomodados juntos ao corpo para não sofrer nenhum tipo de lesão ou inflamação. Os atletas de down hillers, devem redobrar esse cuidado e manter a área bem protegida para sofrer o menor impacto possível na região, mesmo quando pilotam bikes sofisticadas com amortecedores poderosos.

Trabalhando para o bem-estar dos ciclistas, fabricantes de roupas, estão desenvolvendo material de alta qualidade e com muita segurança proporcionando assim uma tranqüilidade maior ao ciclista.

Tecnologia preventiva

Mesmo com todos esses avanços, ao menor sinal de formigamento e dor na região perineal é sempre bom consultar um urologista, mas sem se preocupar com médicos oportunistas que periodicamente publicam a mesma pesquisa para tentar provar uma tese que não é aceita pela comunidade médica internacional.

SIGA-NOS NO Google News