Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pecuaristas pedem fim de adesão obrigatória ao Sisbov

Acrissul - 29 de novembro de 2004 - 15:16

Os integrantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina se reúnem na quinta-feira para discutir o fim da obrigatoriedade de adesão ao Sistema Brasileiro de Identificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov). O programa garante a rastreabilidade dos bovinos desde o nascimento até o abate e, segundo o governo, é exigência para exportação de carne. A agenda foi divulgada pelo presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira.

Na reunião, também será discutida a proposta de apresentar à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) pedido para reconhecimento do rebanho brasileiro como livre da doença da vaca louca. Ainda em relação ao Sisbov, Nogueira divulgou resultado de pesquisa feita pela CNA sobre a rastreabilidade. Foram enviados 13.902 questionários e apenas 3.586 respondidos. A maioria (49%) conhece partes ou todo o sistema de rastreabilidade.

O número, avaliou Nogueira, indica que os pecuaristas estão mais informados sobre o assunto. Em 2003, ao responder à mesma pergunta, 79% dos produtores responderam que não conheciam as regras do Sisbov. Para a maioria dos pecuaristas que responderam ao questionário neste ano, 81%, a rastreabilidade é importante. De acordo com as informações da CNA, em 2003, 22% dos pecuaristas faziam rastreamento total ou parcial de seus rebanhos.

Na pesquisa atual, 51% dos pecuaristas consultados rastreiam parte ou todo seu rebanho. A maioria, 48%, disse que faz a rastreabilidade para agregar maior valor ao produto final. Os pecuaristas que já fizeram a rastreabilidade consideram altos os custos em relação aos benefícios do sistema (66%). Para 73% dos entrevistados, o sistema deve ser voluntário.

SIGA-NOS NO Google News