Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pecuaristas certificam carne para a Europa

FamasulNoticias - 28 de outubro de 2004 - 15:11

Os principais frigorífi­cos brasileiros estão sub­vencionando seus fornecedores para que obte­nham o certificado, que dá garantia de uma car­ne produzida com boas práticas ambientais e sociais.

O primeiro a buscar a certificação foi o Frigorí­fico Marfrig, que já reali­zou um abate com ani­mais credenciados. A empresa financiou a cer­tificação de oito fornece­dores nos Estados de São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A meta é, até o fim do ano, creden­ciar outras 30 proprieda­des.

Sem revelar números de animais a serem clas­sificados conforme as normas do EurepGap, o diretor de negócios do frigorífico, Fábio Dias, diz que o volume será suficiente para atender a demanda de seus clien­tes.

Atualmente, cerca de 40% da produção é desti­nada ao mercado externo e a Europa responde por metade dessas vendas.







Há cerca de um ano, a associação iniciou a busca pelas boas praticas de produção que rende­rão o certificado Eurep­Gap. Um dos incentivos para essa procura foi dado pelo governo esta­dual, que tem um pro­grama de qualificação, com renúncia de 33% a 60% do Imposto sobre Circulação de Mercado­rias e Serviços (ICMS), de acordo com a idade do animal abatido que atende às normas refe­rentes à sanidade animal e produção, entre outras. A associação tem hoje 130 produtores, que abatem cerca de 5 mil cabeças por mês. Um grupo de 20 fazen­deiros aderiu à parceria com o Friboi.




Autor:
Diário do Pantanal

SIGA-NOS NO Google News