Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pecuarista que teve gado sacrificado cobra indenização

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 21 de outubro de 2005 - 13:15

Administrador da Fazenda Jangada, em Eldorado, onde até o momento houve o maior número de bovinos sacrificados em função da ocorrência de febre aftosa – 3,6 mil cabeças – Manoel Simões cobra explicações sobre indenização e sobre a origem da doença, uma vez que alega estar em dia com o calendário de vacinas.
De acordo com reportagem de Marcelo teixeira, da Reuters, o fazendeiro alegou que nunca trouxe gado de fora para o rebanho e que não tem qualquer sinalização de indenização, embora o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva tenha assegurado ontem o ressarcimento de criadores e reserva de R$ 8 milhões para isso. O criador diz que vai insistir na atividade e que pretende começar do zero. Caso seja indenizado deve receber R$ 500,00 por cabeça, que o preço médio calculado no mercado para animais de corte.
Além da Jangada, que é vizinha da primeira fazenda a confirmar a doença, a Vezozzo, outras duas propriedades no município vizinho de Japorã também registraram a doença, o que levará a um número total de abates de aproximadamente 5.100 animais.
A investigação da origem do foco ocorre em várias frentes, mas, conforme autoridades sanitárias, a suspeita que mais tem se reforçado é de que seja do Paraguai. A SFA (Superintendência Federal de Agricultura) de Mato Grosso do Sul espera resultados de exames que podem mostrar mais seis novos focos de febre aftosa no Conesul. Dois seriam em Mundo Novo e quatro em Japorã.

SIGA-NOS NO Google News