Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

01/07/2005 16:38

PEC torna o voto facultativo para idoso e deficiente

Agência Câmara

O voto e o alistamento eleitoral poderão tornar-se facultativos para os maiores de 60 anos, os aposentados e os portadores de doenças incapacitantes e de deficiências físicas. É o que prevê a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 409/05, do deputado Ivo José (PT-MG).
De acordo com o parlamentar, o exercício do direito ao voto muitas vezes torna-se um sacrifício para os idosos e os deficientes. "Eles enfrentam grandes dificuldades no sistema de transporte público", argumenta o deputado. "Além disso, o acesso a alguns locais de votação é problemático e, dentro das seções eleitorais, as instalações físicas também não são adaptadas para essas pessoas."
Atualmente, o voto no Brasil é facultativo apenas para os maiores de 70 anos, os analfabetos e os jovens na faixa dos 16 aos 18 anos.

Tramitação
A proposta foi apensada (anexada para tramitação em conjunto) à PEC 211/95, do deputado José Janene (PP-PR), que torna o voto facultativo para todos os eleitores e prevê a coincidência de mandatos. A matéria está em análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)