Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PEC torna o voto facultativo para idoso e deficiente

Agência Câmara - 01 de julho de 2005 - 16:38

O voto e o alistamento eleitoral poderão tornar-se facultativos para os maiores de 60 anos, os aposentados e os portadores de doenças incapacitantes e de deficiências físicas. É o que prevê a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 409/05, do deputado Ivo José (PT-MG).
De acordo com o parlamentar, o exercício do direito ao voto muitas vezes torna-se um sacrifício para os idosos e os deficientes. "Eles enfrentam grandes dificuldades no sistema de transporte público", argumenta o deputado. "Além disso, o acesso a alguns locais de votação é problemático e, dentro das seções eleitorais, as instalações físicas também não são adaptadas para essas pessoas."
Atualmente, o voto no Brasil é facultativo apenas para os maiores de 70 anos, os analfabetos e os jovens na faixa dos 16 aos 18 anos.

Tramitação
A proposta foi apensada (anexada para tramitação em conjunto) à PEC 211/95, do deputado José Janene (PP-PR), que torna o voto facultativo para todos os eleitores e prevê a coincidência de mandatos. A matéria está em análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

SIGA-NOS NO Google News