Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PEC torna mais restrita propaganda oficial de município

Agência Câmara - 26 de agosto de 2005 - 14:43

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição 445/05, do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), que restringe a identificação da publicidade oficial dos municípios à impressão do brasão municipal e da expressão "governo" ou "administração" da cidade.
A intenção do deputado é delimitar o conteúdo das peças de divulgação para impedir que apareçam nomes, símbolos ou imagens que caracterizem, sob qualquer forma, a promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

Princípios
O parlamentar lembra que a Constituição estabelece que a administração pública deve obedecer aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade.
Para Lobbe Neto, o impedimento da promoção pessoal, expressão que já consta do texto constitucional, pode levar à interpretação de que apenas o uso do nome ou foto do governante possa retirar a impessoalidade de peça publicitária. Por isso, a proposta restringe ainda mais o que pode constar nas peças de propaganda.

Tramitação
A proposta tramita na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso seja admitida, será analisada por comissão especial antes de ir a votação no Plenário.

SIGA-NOS NO Google News