Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

26/02/2005 10:39

PEC propõe mudança nas eleições municipais

Agência Câmara

A Câmara vai analisar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 361/05, que estabelece a realização de segundo turno nas eleições para prefeito e vice-prefeito em municípios com mais de 50 mil eleitores, quando nenhum dos candidatos obtiver 1/3 dos votos válidos no primeiro turno.
Para o autor da proposta, deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), a realização de segundo turno mobiliza o eleitor que optou por uma candidatura que se mostrou inexpressiva no primeiro, oferecendo ao cidadão a possibilidade de fazer uma nova escolha. "Ele poderá votar em um candidato que se aproxima mais de suas convicções. Não faz sentido um candidato que não atingiu um terço dos votos válidos administrar um município de grande porte", afirma.
A proposta altera o artigo 29 da Constituição Federal, que determina a realização de segundo turno apenas para municípios com mais de 200 mil eleitores.

Democracia e urna eletrônica
Na opinião do deputado, o segundo turno das eleições tornou-se importante instrumento da democracia no Brasil. Por isso, segundo ele, é fundamental beneficiar a maior quantidade possível de cidadãos, principalmente nas eleições municipais.
O autor da proposta destaca ainda que a Justiça Eleitoral tem se mostrado bastante ágil e competente, o que demonstra que é possível realizar eleições em segundo turno em todos os municípios abrangidos pela proposta.


Reportagem - Antonio Barros
Edição - Noéli Nobre

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)