Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/07/2005 16:50

PEC aumenta idade para aposentadoria compulsória

Agência Câmara

A idade para a aposentadoria compulsória no serviço público passará de 70 para 75 anos se o Congresso Nacional aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 436/05, do deputado Gonzaga Mota (PSDB-CE). O texto também aumenta de 65 para 70 anos o limite de idade para o ingresso de cidadãos nos cargos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunal Superior do Trabalho (TST).
O deputado argumenta que é cada vez maior o número de pessoas que chegam aos 70 anos em perfeitas condições físicas e mentais, em razão dos avanços da medicina e do aumento da expectativa de vida dos brasileiros. Por esse motivo, a tendência é de que os aposentados continuem recebendo proventos por muitos anos, sobrecarregando os cofres da Previdência e deixando de contribuir com a própria experiência no serviço público.

Ministro
No caso dos ministros dos tribunais superiores, a mudança no limite de idade para ingresso no cargo também é importante, na avaliação do deputado. "Em outros países, como os Estados Unidos e a Alemanha, os magistrados das cortes superiores permanecem nos cargos, contribuindo com seu saber jurídico e com a cultura adquirida ao longo dos anos", justifica.

Tramitação
A PEC 436/05 está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Ela foi apensada à PEC 5/03, do deputado Luiz Antonio Fleury (PTB-SP), que estabelece aposentadoria compulsória aos 70 anos apenas nos casos de incapacidade comprovada. A CCJ vai analisar a constitucionalidade das propostas. Se elas forem aprovadas, serão analisadas por uma comissão especial.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)