Cassilândia, Sábado, 25 de Maio de 2019

Últimas Notícias

18/07/2005 16:50

PEC aumenta idade para aposentadoria compulsória

Agência Câmara

A idade para a aposentadoria compulsória no serviço público passará de 70 para 75 anos se o Congresso Nacional aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 436/05, do deputado Gonzaga Mota (PSDB-CE). O texto também aumenta de 65 para 70 anos o limite de idade para o ingresso de cidadãos nos cargos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunal Superior do Trabalho (TST).
O deputado argumenta que é cada vez maior o número de pessoas que chegam aos 70 anos em perfeitas condições físicas e mentais, em razão dos avanços da medicina e do aumento da expectativa de vida dos brasileiros. Por esse motivo, a tendência é de que os aposentados continuem recebendo proventos por muitos anos, sobrecarregando os cofres da Previdência e deixando de contribuir com a própria experiência no serviço público.

Ministro
No caso dos ministros dos tribunais superiores, a mudança no limite de idade para ingresso no cargo também é importante, na avaliação do deputado. "Em outros países, como os Estados Unidos e a Alemanha, os magistrados das cortes superiores permanecem nos cargos, contribuindo com seu saber jurídico e com a cultura adquirida ao longo dos anos", justifica.

Tramitação
A PEC 436/05 está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Ela foi apensada à PEC 5/03, do deputado Luiz Antonio Fleury (PTB-SP), que estabelece aposentadoria compulsória aos 70 anos apenas nos casos de incapacidade comprovada. A CCJ vai analisar a constitucionalidade das propostas. Se elas forem aprovadas, serão analisadas por uma comissão especial.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 25 de Maio de 2019
Sexta, 24 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
07:20
Atenção motoristas e ciclistas
Quinta, 23 de Maio de 2019
22:00
Loterias
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)