Cassilândia, Quarta-feira, 01 de Março de 2017

Últimas Notícias

29/12/2003 14:35

PEC altera divisão de ITR e de IPVA

Agência Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação está analisando proposta de emenda à Constituição (PEC 98/03) do deputado José Divino (PMDB-RJ) que altera a distribuição do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Imposto de Propriedade Territorial Rural (ITR) para os municípios. Pelo texto, esses entes ficariam com 75% da arrecadação do IPVA e com 100% do ITR (hoje, os municípios têm direito a 50% de cada um desses impostos).
José Divino explica que os municípios de pequeno porte acabam se tornando dependentes dos recursos de repartições tributárias da União e dos Estados.
A divisão do Imposto Territorial Rural foi tema da Reforma Tributária. O texto aprovado pelo Congresso Nacional manteve o repasse de 50% para os municípios, conservou a progressividade do imposto e sua não-incidência sobre pequenas glebas rurais. José Divino defende a tributação progressiva sobre terras ociosas como forma de desconcentrar a posse, pois acredita que a progressividade pressionaria os proprietários de terras ociosas a vendê-las ou cedê-las.
A deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) também apresentou à Câmara uma proposta (PEC 501/02) que redistribui esses impostos. A proposição aumenta, respectivamente, para 70% e 80% o repasse aos municípios do ITR e do IPVA.



Reportagem - Daniel Cruz
Edição - Natalia Doederlein


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 01 de Março de 2017
Terça, 28 de Fevereiro de 2017
Segunda, 27 de Fevereiro de 2017
Domingo, 26 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)