Cassilândia, Sábado, 19 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

04/09/2005 10:43

PE: Vai ser inaugurado laboratório para monitorar vinho

Márcia Wonghon/ABr

O Laboratório de Microvinificação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em Petrolina, no sertão de Pernambuco, será inaugurado no dia 8 de dezembro, quando se comemora a Festa da Uva na região do Vale do Rio São Francisco.

O laboratório está sendo construído desde 2002 e segundo o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Cláudio Marinho, que participou na sexta-feira (2) de reunião na sede da Embrapa, com representantes da instituição de pesquisa, o presidente da Associação de Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport), José Gualberto Freitas, e Márcia Lira, do Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep), para definir os detalhes funcionamento da instituição.

O laboratório, que recebeu investimentos de R$ 1 milhão da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), do Ministério da Ciência e Tecnologia, e R$ 400 mil da Embrapa, está equipado para monitorar a qualidade e certificar a procedência do vinho produzido no Vale do São Francisco.

Marinho informou que também se encontra em fase de análise a criação de um Centro Tecnológico da Uva e do Vinho para o desenvolvimento de projetos cooperativos e treinamento de recursos humanos, em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai) e universidades.

De acordo com o pesquisador Pedro Gama, da Embrapa, a instalação do Centro Tecnológico vai representar um passo significativo para consolidar a atividade da vitivinicultura da região, responsável pela produção de 42 tipos de vinho.

As oito vinícolas do Vale do Rio São Francisco produzem atualmente 6 milhões de litros de vinho, mas a meta é atingir 10 milhões até o final deste ano. Os vinhos do Nordeste, que começaram ser produzidos na década de 80, são exportados para mercados da Europa, Japão e Estados Unidos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 18 de Agosto de 2017
Quinta, 17 de Agosto de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)