Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

04/09/2005 10:43

PE: Vai ser inaugurado laboratório para monitorar vinho

Márcia Wonghon/ABr

O Laboratório de Microvinificação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em Petrolina, no sertão de Pernambuco, será inaugurado no dia 8 de dezembro, quando se comemora a Festa da Uva na região do Vale do Rio São Francisco.

O laboratório está sendo construído desde 2002 e segundo o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Cláudio Marinho, que participou na sexta-feira (2) de reunião na sede da Embrapa, com representantes da instituição de pesquisa, o presidente da Associação de Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport), José Gualberto Freitas, e Márcia Lira, do Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep), para definir os detalhes funcionamento da instituição.

O laboratório, que recebeu investimentos de R$ 1 milhão da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), do Ministério da Ciência e Tecnologia, e R$ 400 mil da Embrapa, está equipado para monitorar a qualidade e certificar a procedência do vinho produzido no Vale do São Francisco.

Marinho informou que também se encontra em fase de análise a criação de um Centro Tecnológico da Uva e do Vinho para o desenvolvimento de projetos cooperativos e treinamento de recursos humanos, em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai) e universidades.

De acordo com o pesquisador Pedro Gama, da Embrapa, a instalação do Centro Tecnológico vai representar um passo significativo para consolidar a atividade da vitivinicultura da região, responsável pela produção de 42 tipos de vinho.

As oito vinícolas do Vale do Rio São Francisco produzem atualmente 6 milhões de litros de vinho, mas a meta é atingir 10 milhões até o final deste ano. Os vinhos do Nordeste, que começaram ser produzidos na década de 80, são exportados para mercados da Europa, Japão e Estados Unidos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)