Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PE: Vai ser inaugurado laboratório para monitorar vinho

Márcia Wonghon/ABr - 04 de setembro de 2005 - 10:43

O Laboratório de Microvinificação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em Petrolina, no sertão de Pernambuco, será inaugurado no dia 8 de dezembro, quando se comemora a Festa da Uva na região do Vale do Rio São Francisco.

O laboratório está sendo construído desde 2002 e segundo o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Cláudio Marinho, que participou na sexta-feira (2) de reunião na sede da Embrapa, com representantes da instituição de pesquisa, o presidente da Associação de Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport), José Gualberto Freitas, e Márcia Lira, do Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep), para definir os detalhes funcionamento da instituição.

O laboratório, que recebeu investimentos de R$ 1 milhão da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), do Ministério da Ciência e Tecnologia, e R$ 400 mil da Embrapa, está equipado para monitorar a qualidade e certificar a procedência do vinho produzido no Vale do São Francisco.

Marinho informou que também se encontra em fase de análise a criação de um Centro Tecnológico da Uva e do Vinho para o desenvolvimento de projetos cooperativos e treinamento de recursos humanos, em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai) e universidades.

De acordo com o pesquisador Pedro Gama, da Embrapa, a instalação do Centro Tecnológico vai representar um passo significativo para consolidar a atividade da vitivinicultura da região, responsável pela produção de 42 tipos de vinho.

As oito vinícolas do Vale do Rio São Francisco produzem atualmente 6 milhões de litros de vinho, mas a meta é atingir 10 milhões até o final deste ano. Os vinhos do Nordeste, que começaram ser produzidos na década de 80, são exportados para mercados da Europa, Japão e Estados Unidos.

SIGA-NOS NO Google News