Cassilândia, Quarta-feira, 28 de Junho de 2017

Últimas Notícias

23/12/2003 13:44

PE integra o Sistema Único de Segurança Pública

Mauricio Cardoso/ABr

O Ministério da Justiça termina o ano com a adesão de todos os estados brasileiros ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Hoje, último ato oficial da gestão 2003, o ministro Márcio Thomaz Bastos e o governador Jarbas Vasconcelos, assinaram um protocolo de Intenções que inclui o Estado de Pernambuco no processo de
integração das ações das policias no combate ao crime organizado.

Lançado no inicio de janeiro, o Susp faz parte da nova política para a segurança pública adotada pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva, que prevê a gestão unificada da informação e dos sistemas de segurança, o aperfeiçoamento dos policiais, a valorização das perícias e a prevenção da violência no país. Segundo o ministro da Justiça, a adesão de todos os estados ao Sistema Único de Segurança Pública encerra a primeira etapa da implantação de um novo modelo de combate à criminalidade.

“Em 2004 iniciaremos a etapa de implantação efetiva e do cumprimento das metas do planejamento estratégico”, afirmou o ministro, ressaltando que o combate à criminalidade organizada não se resume à mudança das leis, mas ao fortalecimento das principais ferramentas do Estado, que são as policias, o poder judiciário e o sistema prisional. “Temos que criar uma cultura nacional de proibição da lavagem de dinheiro, porque ela é a causa final do crime organizado”.

O governador Jarbas Vasconcelos destacou a importância da iniciativa do governo federal para a redução dos índices de violência nas grandes e médias cidades do país. Para ele, unificação das ações de combate ao crime organizado é um importante passo para o fortalecimento do sistema nacional de segurança pública. Em 2003, o Fundo Nacional de Segurança Pública, braço
financeiro do Susp, distribuiu mais de R$ 300 milhões para a implantação de ações unificadas em todos os estados do país.

De acordo com o ministro, a sucessão de operações desencadeadas pela Policia Federal mostra a determinação do presidente Lula de combater o crime organizado sem tréguas, como nunca se fez no Brasil. Márcio Thomaz Bastos lembrou que, no começo do ano, a reforma do Judiciário era tida como uma quimera e que hoje ela está na agenda nacional e é reconhecida por todos como um artigo de primeira necessidade para o combate à criminalidade.

“Precisamos de uma policia que desvende os crimes, de um Poder Judiciário que dê respostas rápidas e de um sistema prisional que não se transforme numa fábrica de criminosos”. Segundo o ministro, ao invés de uma linha de montagem de criminalidade, o Brasil quer ter uma linha de combate á criminalidade, que envolva policia, Poder Judiciário, sistema prisional e combate a lavagem de dinheiro.

Para o ministro, a implantação da gestão integrada na área de segurança pública será um passo decisivo para a construção de um Brasil seguro, onde os índices de criminalidade tenham padrões aceitáveis e civilizados, para que o sonho dos brasileiros de viver em um país seguro possa ser concretizado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 27 de Junho de 2017
Segunda, 26 de Junho de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)