Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

23/12/2003 13:44

PE integra o Sistema Único de Segurança Pública

Mauricio Cardoso/ABr

O Ministério da Justiça termina o ano com a adesão de todos os estados brasileiros ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Hoje, último ato oficial da gestão 2003, o ministro Márcio Thomaz Bastos e o governador Jarbas Vasconcelos, assinaram um protocolo de Intenções que inclui o Estado de Pernambuco no processo de
integração das ações das policias no combate ao crime organizado.

Lançado no inicio de janeiro, o Susp faz parte da nova política para a segurança pública adotada pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva, que prevê a gestão unificada da informação e dos sistemas de segurança, o aperfeiçoamento dos policiais, a valorização das perícias e a prevenção da violência no país. Segundo o ministro da Justiça, a adesão de todos os estados ao Sistema Único de Segurança Pública encerra a primeira etapa da implantação de um novo modelo de combate à criminalidade.

“Em 2004 iniciaremos a etapa de implantação efetiva e do cumprimento das metas do planejamento estratégico”, afirmou o ministro, ressaltando que o combate à criminalidade organizada não se resume à mudança das leis, mas ao fortalecimento das principais ferramentas do Estado, que são as policias, o poder judiciário e o sistema prisional. “Temos que criar uma cultura nacional de proibição da lavagem de dinheiro, porque ela é a causa final do crime organizado”.

O governador Jarbas Vasconcelos destacou a importância da iniciativa do governo federal para a redução dos índices de violência nas grandes e médias cidades do país. Para ele, unificação das ações de combate ao crime organizado é um importante passo para o fortalecimento do sistema nacional de segurança pública. Em 2003, o Fundo Nacional de Segurança Pública, braço
financeiro do Susp, distribuiu mais de R$ 300 milhões para a implantação de ações unificadas em todos os estados do país.

De acordo com o ministro, a sucessão de operações desencadeadas pela Policia Federal mostra a determinação do presidente Lula de combater o crime organizado sem tréguas, como nunca se fez no Brasil. Márcio Thomaz Bastos lembrou que, no começo do ano, a reforma do Judiciário era tida como uma quimera e que hoje ela está na agenda nacional e é reconhecida por todos como um artigo de primeira necessidade para o combate à criminalidade.

“Precisamos de uma policia que desvende os crimes, de um Poder Judiciário que dê respostas rápidas e de um sistema prisional que não se transforme numa fábrica de criminosos”. Segundo o ministro, ao invés de uma linha de montagem de criminalidade, o Brasil quer ter uma linha de combate á criminalidade, que envolva policia, Poder Judiciário, sistema prisional e combate a lavagem de dinheiro.

Para o ministro, a implantação da gestão integrada na área de segurança pública será um passo decisivo para a construção de um Brasil seguro, onde os índices de criminalidade tenham padrões aceitáveis e civilizados, para que o sonho dos brasileiros de viver em um país seguro possa ser concretizado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)