Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PDT deve reconduzir Schimidt à presidência regional

João Prestes / Campo Grande News - 10 de outubro de 2005 - 17:00

O PDT realiza convenção na quarta-feira da próxima semana, dia 19, para escolher os membros do diretório regional e direção executiva do partido para os próximos dois anos. O ex-conselheiro do Tribunal de Contas, João Leite Schimidt, que há quatro anos comanda o partido, só não será reconduzido ao cargo se não quiser, afirmou o secretário do partido, Wilson Grunewaldt.

“Há consenso no partido para que Schimidt continue na presidência; quem está relutante é ele”, afirmou. O prefeito de Coxim, Moacir Khol, embora não endosse a opinião, afirma que não tem nada contra a reeleição do atual presidente. “Até agora ninguém nos procurou; mas Schimidt é um bom nome. Temos que conversar.”

Na era Schimidt o PDT cresceu no Estado, firmando-se junto à classe produtora rural. Em 1998 fez o vice-governador (Kohl) na aliança que levou Zeca do PT ao governo e elegeu três deputados estaduais. Em 2002 concorreu com candidatura própria (de novo Kohl) por força da regra da verticalização, manteve o tamanho da bancada, mas com adesões e posse de suplentes chegou a ter oito parlamentares, consolidando-se como principal aliado do governo na Assembléia.

A convenção de quarta-feira será uma oportunidade para o partido refletir sobre o futuro político. A posição defendida por Schimidt – e que era questionada pelo senador Juvêncio César da Fonseca – é de manter a aliança com o PT. Juvêncio desistiu de lutar para impor sua vontade ao partido e no dia 29 de setembro assinou filiação ao PSDB.

Schimidt se fortaleceu e deve continuar no comando do partido, mas a bandeira de independência levantada pelo senador permaneceu; outras lideranças pedetistas já cogitam até uma coligação com o PMDB do ex-prefeito André Puccinelli. Na semana passada, o secretário de Produção e Turismo, Dagoberto Nogueira Filho, em entrevista a uma rádio em Antônio João, fez uma análise realista do quadro sucessório em que vê dificuldades no PT para encontrar um candidato competitivo e admitiu que André é o favorito para vencer a eleição.

O diretório regional do PDT tem 71 representantes. Destes, onze serão escolhidos para compor a comissão executiva, outros integrarão os conselhos Fiscal e de Ética. As composições das chapas podem ser feitas até minutos antes do início da votação. A convenção será na Associação dos Odontólogos, na Rua da Liberdade, Jardim Monte Líbano, com início às 9 horas e encerramento às 12 horas. Participam cerca de 150 pessoas: delegados municipais, parlamentares e dirigentes estaduais.

SIGA-NOS NO Google News