Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pauta trancada retarda instalação da CPI do Mensalão

Fabiana Silvestre / Campo Grande News - 04 de julho de 2005 - 14:41

Continua trancada a pauta de votações na Câmara Federal, o que pode retardar a votação do Projeto de Resolução 248/05 que prevê a instalação da CPI dos Mensalão.

Conforme a agência de notícias da Câmara, uma medida provisória e dois projetos de lei do Poder Executivo com urgência constitucional estão trancando os trabalhos. Somente depois de analisar essas propostas, os deputados poderão continuar a votação do projeto que cria a CPI para investigar o mensalão – mesada supostamente paga pelo PT a congressistas aliados, para que votassem a favor do governo.

A MP 250/05, que passa a ter prioridade a partir de hoje, abre crédito extraordinário de R$ 30 milhões ao Ministério da Integração Nacional para o atendimento às populações vítimas de estiagem ocorrida nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

A ajuda será dada por meio da concessão de auxílio emergencial financeiro, programa criado pela Lei 10954/04. Segundo o governo, os agricultores tiveram perdas na safra 2004/2005, carência de alimentos e dizimação de rebanhos.

Compra de votos - Nas duas últimas semanas, o embate entre os partidos da base aliada e da oposição em Plenário concentrou-se em torno da tentativa do governo de aprovar a CPI, cujo objeto de investigação abrange, além do chamado "mensalão", a denúncia de compra de votos na aprovação, em 1997, da emenda constitucional que permitiu a reeleição de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Enquanto a oposição usou de vários requerimentos previstos no Regimento Interno para atrasar os trabalhos, o governo revogou a Medida Provisória 249/05, que criava a Timemania e trancava a pauta, para tentar agilizar as votações. Como não houve acordo de procedimentos de votação quanto à CPI e outras matérias, o embate deve continuar na sessão deliberativa marcada para hoje.

SIGA-NOS NO Google News