Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Paulinho da Viola é Cidadão Paulistano

Liésio Pereira/ABr - 20 de novembro de 2003 - 10:04

O cantor e compositor Paulinho da Viola foi homenageado, ontem em São Paulo, com o título de Cidadão Paulistano, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo, dentro das comemorações da Semana da Consciência Negra. “Tenho carinho pela cidade, por tudo que ela já me ofereceu”, disse Paulinho, lembrando dos grandes amigos que tem na cidade, como o compositor Eduardo Gudin.

Segundo Paulinho da Viola, sua projeção como artista se deve, em grande parte, à capital paulista. “As portas para a minha geração estavam aqui, através dos Festivais. Tudo se concentrava aqui, no período em que eu estava começando a carreira”, recordou.

A homenagem foi proposta pelo vereador Beto Custódio (PT), a partir de sugestão do Movimento Negro Unificado (MNU). Paulinho destacou que o Brasil vive um momento em que as questões relativas ao negro estão na pauta do dia e devem continuar sendo debatidas com a mesma intensidade daqui para frente.

“Eu vejo com uma grande importância a permanência do questionamento de tudo isso que nós estamos vivendo hoje no país. Eu acho que esse movimento de consciência negra, que tem como referência básica essa data, é importante não só para o povo negro, mas para todo o país”, disse.

O coordenador do Movimento Negro Unificado, Milton Barbosa, por sua vez, alertou que há uma dívida muito grande com o negro no Brasil. “É importante se discutir, no dia 20 de novembro, a necessidade de reparar o que foi feito com o negro: o seqüestro na África, a escravidão, a exploração e os genocídios que foram feitos. O negro precisa ser reparado porque se ele está em atraso social, econômico, cultural e político é em função desse massacre”, afirmou.

A solenidade contou com a presença de representantes de movimentos sociais, autoridades, políticos, além dos grupos Tias Baianas de São Paulo, Embaixada do Samba Paulistano e Raízes.

SIGA-NOS NO Google News