Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pastor diz que " a Vila Izanópolis está um caos"

Redação - 15 de julho de 2014 - 07:00

A redação do Cassilândianews acaba de receber a seguinte mensagem do Pastor Osmar, da Igreja Só Senhor é Deus.

"Bom dia. Sou o Pastor Osmar. Estamos sem água desde sábado. A Vila Izanópolis está um caos. Falei com várias autoridades e nada de resposta. Sinceramente não sei o que fazer", escreveu.

Durante todo o dia de ontem muitas reclamações chegaram na Rádio Patriarca. Segundo o repórter Hermezes Cortês uma peça da bomba estaria com defeito e precisaria ser trocada. Foi a informação que disse ter recebido.

SAIBA UM POUCO MAIS

A Wikipédia explica a palavra caos na mitologia

Caos é, segundo Hesíodo, a primeira divindade a surgir no universo, portanto a mais velha das formas de consciência divina. A natureza divina de Caos é de difícil entendimento, devido às mudanças que a ideia de "caos" sofreu com o passar das épocas.

Seu nome deriva do verbo grego χαίνω, que significa "separar, ser amplo", significando o espaço vazio primordial.

O poeta romano Ovídio foi o primeiro a atribuir a noção de desordem e confusão à divindade Caos. Todavia, Caos seria para os gregos o contrário de Eros. Tanto Caos como os seus irmãos são forças geradoras do universo. Caos parece ser uma força catabólica, que gera por meio da cisão, assim como os organismos mais primitivos estudados pela biologia. Enquanto Eros é uma força de junção e união. Caos significa algo como "corte", "rachadura", "cisão" ou ainda "separação".

Filhos
Os filhos de Caos nasceram de cisões assim como se reproduzem os seres unicelulares (mitose). Nyx (Noite) e Érebo (Escuridão) nasceram a partir de "pedaços" do Caos. E do mesmo modo, os filhos de Nyx nasceram de "pedaços" seus; como afirma Hesíodo: sem a união sexual. Portanto a família de Caos se origina de forma assexuada.

Se Caos gera através da separação e distinção dos elementos, e Eros através da união ou fusão destes, parece mais lógico que a ideia de confusão e de indistinção elemental pertença a Eros. Eros age de tal modo sobre os elementos do Mundo, que poderia fundi-los numa confusão inexorável. Assim, seu irmão Anteros, que nasceria do mesmo modo que Gaia, Tártaro e Eros sendo assim irmão do Caos, equilibra sua força unificadora através da repulsa do elementos.

Caos é, então, uma força antiga e obscura que manifesta a vida por meio da cisão dos elementos. Caos parece ser um deus andrógeno, trazendo em si tanto o masculino como o feminino. Esta é uma característica comum a todos os deuses primogênitos de várias mitologias.

É frequente, devido à divulgação das ideias de Ovídio, considerar Caos como uma força sem forma ou aparência. Isso não é de todo uma inverdade. Na pré-história grega, tanto Caos como Eros eram representados como forças sem forma. Eros era representado por uma pedra.

Ou seja, Caos é o pai-mãe de Nix e Érebo, e "irmão-irmã" de Gaia, Tártaro, Anteros e Eros.

 

SIGA-NOS NO Google News