Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

08/12/2005 09:07

Pastagens devem conter teores adequados de nutrientes

Agência Notisa

Deficiências de minerais ou excesso podem comprometer a produtividade dos bovinos de corte, afetando a fertilidade, o ganho de peso, a produção de leite, e, até mesmo, a digestão dos alimentos.



A produção de bovinos de corte no Rio Grande do Sul baseia-se na utilização de pastagens naturais, e os índices de produtividade desses animais variam de acordo com a qualidade dessas pastagens. Nesse, sentido a disponibilidade adequada de nutrientes é fundamental para manter resultados satisfatórios. A solução, quando há deficiências nutricionais é fazer suplementação mineral. Para isso, no entanto, é necessário conhecer antecipadamente a composição nutricional da pastagem. Sendo assim, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul resolveram os teores de ferro, manganês, cobre e zinco nas pastagens naturais da região dos Campos de Cima da terra (RS), em diferentes épocas do ano, e relacionar o perfil mineral destas pastagens com as necessidades nutricionais recomendadas para as diferentes categorias de bovinos de corte, a fim de estabelecer a necessidade ou não da suplementação dos minerais analisados.



De acordo com artigo publicado na edição de julho/agosto de 2005 da revista Ciência Rural, “baixa ingestão ou desbalanço dos minerais nos alimentos pode afetar negativamente a fertilidade, o ganho de peso, a produção de leite, e, em geral, a saúde dos animais. Além disso, as deficiências podem produzir impactos negativos sobre o crescimento microbiano, podendo, inclusive, induzir uma redução da digestão dos alimentos, dependendo da severidade da carência e da disponibilidade do mineral”.



No estudo, os pesquisadores constataram que existe uma nítida influência do clima na composição mineral e nutricional das pastagens: “isso indica a necessidade de avaliar os teores de minerais em diferentes estações do ano para ter de forma mais clara uma estimativa da sua composição”. Eles observaram teores suficientes de manganês e de ferro para todas as categorias de bovinos de corte analisadas. Entretanto, algumas amostras apresentaram níveis tóxicos aos animais. Em relação as teores de cobre, a equipe verificou que não são suficientes para todas as categorias de bovinos durante a primavera e no início do verão. Já os teores de zinco estiveram abaixo das exigências mínimas para bovinos de corte de forma geral: “a situação parece ser mais crítica na primavera, quando os teores médios de zinco encontrados não atingem nem a metade da quantidade necessária aos bovinos”.



Dessa forma, os pesquisadores ressaltam no artigo a importância de manter os nutrientes em níveis adequados. “As concentrações dos elementos essenciais devem ser mantidas dentro de limites estreitos para resguardar o funcionamento e a integridade dos tecidos, não ocorrendo prejuízos no crescimento, saúde e produtividade do animal”, explicam.



Agência Notisa (jornalismo científico – science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)