Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Passar muito tempo sentado pode causar ansiedade

Portal Educação Física - 27 de junho de 2015 - 17:36

Gosta muito de ficar no sofá? Saiba que esse hábito pode estar a deixá-lo mais triste e ansioso. Um estudo do Centro para a Atividade Física e Nutrição da Universidade de Deakin, em Vitória, na Austrália, sugere que estar muito tempo sentado pode causar ansiedade.

Ainda assim, os investigadores dizem que este estudo sugere essa relação mas não a consegue provar. Até porque, como sugere a Health, as pessoas mais ansiosas podem mesmo querer ter uma vida mais sedentária, daí a relação.

A investigadora principal deste estudo, Megan Teychenne, explica que é possível que passar muito tempo ‘em baixo’ e sem atividade afete a saúde mental.

A ansiedade pode ainda ter como causa indireta passar muitas horas na internet ou a ver televisão. Uma causa mais direta, como explica a investigadora, pode ser os jogos de vídeo porque estimulam constantemente o sistema nervoso.

Megan Teychenne diz que é importante estudar a relação entre passar muito tempo sentado e a ansiedade. “Sabemos que a ansiedade é uma doença séria”.

“Com o crescente número de pessoas que passam longos períodos do dia em frente ao computador, à televisão e ao smartphone, é importante conseguirmos determinar se o tempo que passam sentadas, de facto, pode levar a um maior risco de sofrer de ansiedade”, sublinha.

Este estudo foi publicado na revista científica BMC Public Health e baseou-se em nove estudos internacionais que, como apuraram, verificaram uma relação entre o tempo que os indivíduos estudados passavam sentados e a ansiedade.

SIGA-NOS NO Google News