Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Passa bem lavrador atacado por jacaré em Porto Esperança

Rosana Nunes, do Corumbá Online - 14 de março de 2005 - 10:04

É estável o quadro clínico do lavrador Vandir Rodrigues dos Santos, 65 anos, atacado por um jacaré na manhã deste domingo, enquanto limpava peixe na beira do rio, no distrito de Porto Esperança. Ele foi submetido a uma cirurgia, ontem à noite, no Hospital de Caridade de Corumbá. Segundo o ortopedista Walter Victório, responsável pela operação, parte do antebraço esquerdo foi dilacerada, mas "foi possível reconstruir a área afetada".
Porém, o lavrador perdeu a mão, que de acordo com o ortopedista, estava esmagada e presa somente pelos tendões. "Não havia nem mais circulação de sangue; não pude fazer nada", contou. Vandir dos Santos se recupera da cirurgia no Centro de Tratamento Intensivo e deve ficar internado por cerca de 15 dias, avaliou o ortopedista.
Vandir dos Santos limpava um pacu para o almoço, na beira do rio Paraguai quando foi atacado. “Eu não vi o bicho embaixo do batedor; quando me virei para limpar o peixe, ele pulou e se não me defendesse com o braço, pegaria o meu pescoço”, disse ao Corumbá On Line, antes de ser operado. O lavrador foi arrastado pelo jacaré e só conseguiu se soltar porque deu uma facada na boca do animal. Ele foi socorrido por funcionários de uma empresa de mineração que passavam pelo local e o trouxeram até o hospital.
O biólogo da Embrapa Pantanal, Guilherme Mourão, que há 18 anos estuda o jacaré-do-pantanal, disse que não é característica do animal atacar pessoas, embora já tenha registrado quatro ataques durante os anos de pesquisa. O caso de Vandir Rodrigues dos Santos é o mais sério, segundo o biólogo. “Eu acredito que o jacaré foi atraído pelo peixe e acabou atacando o lavrador”, analisou.

SIGA-NOS NO Google News