Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Páscoa: recomendações para compra de peixes

08 de abril de 2009 - 11:12

Bacalhau, robalo, salmão, o que não falta é opção na hora de escolher o almoço de Páscoa. Mas, para garantir uma refeição saudável neste feriado, é preciso tomar alguns cuidados ao comprar os pescados.

Nenhum tipo de produto de origem animal deve chegar ao consumidor sem passar pela inspeção federal, estadual ou municipal. Antes de levar o peixe para casa, é preciso conferir se o produto passou pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) e se o selo consta na embalagem. Informações como tipo de pescado, estabelecimento de origem, data em que foi embalado e prazo de validade também devem ser observadas.

Outro item importante é o acondicionamento dos produtos. Peixes frescos devem estar conservados entre 0ºC e 5ºC. Já em relação aos congelados, o ideal é que estejam a menos 18ºC.

“Essas temperaturas mantêm a qualidade do peixe por mais tempo”, informou o chefe da Divisão de Pescados, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Lúcio Kikuchi. Quando não for comprado em supermercados, o consumidor deve ficar mais atento ao frescor dos peixes.

O bacalhau salgado pode ser conservado em temperatura ambiente. É preciso conferir se o peixe não apresenta bolor na superfície do corpo, vermelhão na musculatura e consistência pegajosa.

Ingresso -Produtos de origem animal como peixes, carnes e frangos precisam de autorização prévia e certificação sanitária para entrar no Brasil.Opassageiro que traz esses produtos para o País deve preencher a Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA) e se apresentar ao Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), após a retirada da bagagem.

Não há restrições para o trânsito nacional de pescados, desde que estejam devidamente embalados, registrados pelo SIF e identificados com o rótulo da empresa.


Fonte: http://www.agricultura.gov.br/

SIGA-NOS NO Google News