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30/03/2015 18:03

Páscoa para hipertensos: como manter uma alimentação balanceada?

Por Bruna Mello*

Páscoa é, para muitos, sinônimo de almoço farto e muitos chocolates. E, acredite, não é preciso se privar das delícias oferecidas nesta época. Se você tem problemas de pressão alta, algumas dicas podem te ajudar a festejar sem colocar a saúde em risco e sem que os sentimentos de culpa apareçam depois, mantendo uma alimentação saudável nesse período.

É fundamental iniciar a refeição com um prato de salada verde, como um mix de folhas (alface, rúcula, agrião, couve) e legumes cozidos, pois apresentam baixa quantidade calórica e são ricos em fibras, que dão maior sensação de saciedade. Para temperar a salada, a melhor opção é utilizar azeite extra-virgem que estimula a produção de óxido nítrico, um excelente regulador da pressão sanguínea, que deixa o sangue mais fluido. Ervas aromáticas, como manjericão, orégano, alecrim também são uma boa pedida.

Além disso, para manter a pressão em dia, evite o sal e dê espaço para o salgante, que é a base de cloreto de potássio. Ele é uma ótima opção, pois é livre de sódio e ajuda a controlar a hipertensão.

Para o prato principal, dê preferência para peixes assados, grelhados ou cozidos. Na hora de preparar, tempere com azeite de oliva extra-virgem, limão, ervas e salgante. Um peixe tradicional nessa época do ano é o bacalhau. Com baixa taxa de colesterol e gordura, é rico em ômega-3 e ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Esse peixe é rico também em magnésio, excelente ativador do óxido nítrico (substância vasodilatadora), que tem um efeito direto na diminuição da pressão arterial por causa da vitamina B3 (Niacina), que possui efeitos positivos na redução dos níveis de LDL-c, de triacilgliceróis e aumento dos níveis de HDL-c. Só tome cuidado com o sal do bacalhau. Retire-o completamente quando for prepará-lo.

Evite frituras de acompanhamento. Prefira purê de mandioquinha, batata assada, arroz integral ou arroz branco com legumes. Esses acompanhamentos são ricos em fibras e ajudam a diminuir a absorção de gordura, além de aumentarem a saciedade.

O vinho, símbolo da Páscoa, é um ótimo acompanhamento para peixes e um protetor do coração, pois é rico em resveratrol. Para quem não pode com bebida alcoólica devido ao uso contínuo de alguns medicamentos, pode substituir por um suco de uva natural integral orgânico.

O tradicional ovo de Páscoa deve ser consumido com moderação. O máximo por dia de chocolate é 30 gramas, o que equivale a um bombom pequeno. Veja o peso do ovo e divida o número de porções. Prefira as versões meio amargo ou com mais de 70% de cacau. Além de possuir menor quantidade de açúcar, o cacau tem ação antioxidante e efeitos benéficos no risco de doenças cardiovasculares por meio da diminuição da pressão sanguínea, antiagregação plaquetária, aumento do HDL e diminuição do LDL.

Já os outros tipos de chocolates, como ao leite, branco e trufado, entre outros, são preparados com muito açúcar e gorduras de cacau e, quando consumidos em excesso, podem trazer prejuízos à saúde. Se você não for diabético, o chocolate diet não é uma boa opção. Ele é isento de açúcar, mas possui grande quantidade de gordura e, por isso, não é indicado para quem quer emagrecer, por exemplo.

Coma devagar e com calma, isto fará com que a digestão seja mais lenta, e você ficará satisfeito com menor quantidade. Com essas dicas será possível se alimentar bem na Páscoa, sem culpa e mantendo os níveis de pressão arterial em dia.

Bruna Mello* é nutricionista e consultora do Bio Salgante, primeiro sal sem sódio do Brasil.

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