Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Parvovirose tipo 2c é detectada em cães brasileiros

Agência Notisa - 14 de setembro de 2009 - 18:51

Achados descritos por pesquisadores brasileiros revelam que o vírus já está circulando em animais pelo país.



De acordo com artigo publicado no periódico científico Brazilian Journal of Microbiology, sete de nove amostras de cães com diarréia estudados por pesquisadores brasileiros foram caracterizadas como CPV-2c, o que indica que este vírus já está circulando na população canina do Brasil. O trabalho foi realizado por André Felipe Streck, do Laboratório de Virologia da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e colegas, e foi publicado na edição de setembro de 2009.



Segundo André e colegas, “o parvovírus canino tipo 2 (CPV-2) surgiu como um novo patogênico no final dos anos 70 e rapidamente se espalhou pelo mundo. Em poucos anos, o vírus entrou em rápida evolução e novos tipos antigênicos, denominados CPV-2a e CPV-2b, substituíram completamente a variedade 2 original”. Eles acrescentam que “ nos últimos anos, estudos sorológicos foram realizados no estado do Rio Grande do Sul, indicando que o CPV infecta freqüentemente a população canina (10,72). No entanto, até agora, o CPV-2c não havia sido descrito no Brasil”.



De acordo com os autores, “vinte amostras fecais de filhotes vacinados e não-vacinados (com idades variando entre um e seis meses) com diarréia foram coletadas de janeiro até julho de 2008 em clínicas veterinárias públicas (Hospital de Clínicas Veterinárias) e privadas localizadas em Porto Alegre”. Após a análise, conforme explicam os pesquisadores, “sete de nove amostras eram do tipo 2c, indicando que a variedade já havia sido introduzida no país”.



Na opinião dos especialistas, o surgimento e a disseminação da variedade 2c do parvovírus “é considerada uma ameaça à saúde mundialmente”. Para eles, o monitoramento da parvovirose canina tem sido “fundamental para compreender a epidemiologia do vírus e desenvolver medidas preventivas”.



Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

SIGA-NOS NO Google News