Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Parto normal é melhor do que cesariana, diz especialista

Agência Brasil - 09 de maio de 2010 - 19:02

Brasília – Os partos normais possuem vantagens sobre as cesarianas por serem de recuperação rápida e oferecerem menos riscos de infecção, para a mãe e o bebê, assegura a ginecologista e obstetra, Bianca Muradas Couto.

Em entrevista a Agência Brasil, ela disse que o parto normal é de extrema importância para a mãe e o bebê, pois é um processo natural onde ambos são preparados até o dia do parto.

No Brasil, 43% dos partos são cesarianas, desse percentual 80% são feito por mulheres de classe média e que possuem plano de saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde a recomendação é que as cesarianas correspondam apenas a 15%, mas na rede privada o percentural chega a 84,5%.

O Ministério da Saúde lançou, no ano passado, uma campanha pelo parto normal, que é considerado o mais seguro tanto para mãe quanto para o bebê.

De acordo com Bianca, durante o processo da gravidez, a prática do exercício físico é fundamental. Segundo ela, Yôga, hidroginástica e pilates são exercícios recomendados para a facilitar o parto.




Edição: Rivadavia Severo

SIGA-NOS NO Google News